Termina nesta segunda-feira, 18 de novembro, o prazo para se inscrever no Exame de Acesso ao Ensino Superior do Tocantins (Exato) da Universidade Federal do Tocantins (UFT). As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet aqui. Caso a página de inscrições não abra corretamente, recomenda-se remover o "s" de "https://" na barra de endereços, ou tentar acessar de outro navegador.
Quem já se inscreveu e quem ainda vai se inscrever deve ficar atento ao prazo para pagamento da taxa de inscrição, que também termina nesta terça-feira, 19. A quitação é indispensável para a confirmação da inscrição. O valor da taxa é de R$ 70 para todos que não solicitaram isenção ou não tiveram seus pedidos de isenção deferidos.
As provas do Exato serão aplicadas no dia 15 de dezembro de 2024 em todos os municípios com câmpus da UFT: Arraias, Gurupi, Miracema, Palmas e Porto Nacional. Mais informações podem ser conferidas no site www.uft.edu.br/exato2024.
O que é o Exato?
O Exato é uma nova iniciativa da UFT, criada para modernizar o acesso aos cursos de graduação da instituição, alinhando-se às necessidades da educação superior atual. O exame, realizado pela primeira vez neste ano, substituirá gradualmente o Vestibular da UFT a partir de 2025.
Ao contrário de um processo seletivo tradicional, o Exato funciona como um exame de habilitação, semelhante ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A nota obtida no Exato poderá ser usada em processos seletivos para vagas nos cursos de graduação presenciais da UFT, além de servir como requisito para outros certames da Universidade.
Exato e o Vestibular 2025/1
É importante destacar que o Vestibular 2025/1, com provas marcadas para o dia 17 de novembro de 2024, está confirmado e ocorrerá normalmente. Além disso, metade das vagas da UFT continuarão sendo ofertadas pelo Sisu, por meio do Enem. Portanto, os candidatos devem prestar tanto o Enem quanto o Exato para ampliar suas chances de ingresso.
Por que fazer o Exato?
Se você está concluindo ou já concluiu o Ensino Médio, o Exato garante a você mais chances de ingressar na UFT, especialmente se você for estudante do estado do Tocantins. Isso porque a prova e os critérios de avaliação do Exato serão baseados nas características próprias da Educação Básica tocantinense.
Embora estudantes de qualquer lugar possam fazer o Exato, ele será mais regionalizado que o Enem, que é aplicado em todo o território nacional, assegurando mais oportunidades de acesso ao Ensino Superior para os estudantes do Tocantins e dos municípios de estados vizinhos.
Para quem ainda está nos primeiros anos do Ensino Médio, também vale a pena fazer a prova a título de experiência para quando chegar a hora de se inscrever "pra valer".
Comentários (0)