Inscrições abertas para a 3ª Olimpíada Araguainense de Matemática até 15 de agosto

Competição para alunos da rede pública de Araguaína será realizada em 23 de setembro

Crédito: Divulgação/UFNT

Estão abertas até o dia 15 de agosto as inscrições para a 3ª edição da Olimpíada Araguainense de Matemática (OAM). A competição ocorrerá em 23 de setembro e tem como público-alvo estudantes do Ensino Fundamental das escolas públicas de Araguaína.

 

A OAM é coordenada pela professora Samara Leandro Matos, do curso de matemática da UFNT, e organizada por uma comissão de docentes da universidade. O projeto tem como principais objetivos estimular o interesse dos alunos pela Matemática, incentivar a resolução de problemas, contribuir para a qualidade do ensino básico e identificar jovens talentos da área.

 

Para Samara, a olimpíada também busca aproximar a universidade das escolas públicas, promovendo a inclusão social por meio da difusão do conhecimento matemático e incentivando o aperfeiçoamento dos professores da Educação Básica.

 

A OAM será realizada em fase única, com a aplicação da prova das 08h às 10h30, e contará com três níveis de participação, conforme o ano escolar dos estudantes:

- Nível 1 – 6º ou 7º ano do Ensino Fundamental

- Nível 2 – 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental

- Nível 3 – Ensino Médio

 

Os estudantes com melhor desempenho receberão medalhas simbólicas de ouro, prata, bronze e menções honrosas. Além disso, os mais bem colocados poderão ser indicados para participar da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), voltada exclusivamente a alunos convidados.

 

Como participar?

As inscrições devem ser realizadas pelas escolas até o dia 15 de agosto de 2025, por meio do formulário disponível neste link. Cada escola precisa nomear um responsável ou integrante do seu quadro de funcionários, para inscrever os estudantes.

 

A realização da OAM conta com o apoio da Associação Olimpíada Brasileira de Matemática (AOBM) e da empresa Stone. A iniciativa também promove a integração entre discentes e docentes da UFNT e os professores e alunos das escolas participantes.

 

Comentários (0)