Instituto emite alerta laranja com previsão de chuvas intensas para o Tocantins

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta laranja para as próximas 18h, que prevê chuvas intensas no Tocantins e outros estados. Defesa Civil de Palmas faz alerta sobre riscos

Chuva provocou diversos danos pela cidade
Descrição: Chuva provocou diversos danos pela cidade Crédito: Divulgação/Defesa Civil

Nesta quarta-feira, 18, a Capital foi tomada por uma intensa chuva e o tempo continua fechado.  De acordo com a Defesa Civil , o volume de chuva que caiu pela manhã foi suficiente para provocar vários danos. Uma árvore caiu no meio da rua na quadra 906 Sul, uma casa ficou alagada e outra com o muro destruído no Jardim Aureny IV.

 

O Agente de Defesa Civil municipal, Subinspetor da Guarda Metropolitana e Coordenação Operacional, Guilherme Antonio dos Santos, afirmou que equipes foram colocadas de prontidão. “A Defesa Civil está alerta e atuando desde as primeiras horas de chuvas em Palmas. Estamos com duas equipes em campo para monitorar os danos causados”, relatou.

 

Às 12h20min de hoje, o Instituto Nacional de Meteorologia - INMET emitiu um alerta laranja para as próximas 18h, que prevê chuvas intensas nos estados de Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Tocantins.

 

A Defesa Civil Estadual recomenda a todos que nos dias chuvosos, é necessário que se evite deslocamentos sob chuva e se fizer, a atenção deve ser redobrada. “Não tente se aventurar em vias onde o asfalto está completamente tomado por alagamentos, um buraco ou cratera pode está escondido”, alerta.

 

Também é recomendado pela Defesa Civil que não se utilize lagos e rios, nesse período, para o lazer ou pesca, sendo que já existe a proibição durante a piracema. Alerta ainda às populações ribeirinhas que estão abaixo de represas e usinas, para ficarem atentas ao nível da água, para os riscos de abertura de comportas ou rompimento de barragens.

 

Perigo dos raios 

Outra recomendação importante está para a incidência de raios, fenômeno bastante comum no estado. Orienta-se a não se abrigar debaixo de árvores, placas de propagandas, debaixo de rede elétrica, pois além do risco de descargas elétricas, existe ainda o perigo de o vento provocar a queda dessas estruturas. 

Comentários (0)