Jovem aprendiz: uma ponte para o mundo profissional

Celebrado no dia 24 de abril, o Dia do Jovem Aprendiz destaca essa fase marcante na vida de muitas pessoas durante as primeiras experiências profissionais

Crédito: Freepik

A transição da vida estudantil para o mercado de trabalho é uma jornada com misto de dúvidas, sonhos e desafios. O Dia do Jovem Aprendiz, lembrado em 24 de abril, celebra essa fase marcante na vida de muita gente, que possibilita a oportunidade do aprendizado prático e as primeiras experiências profissionais.  

 

Foi como começou a carreira da jovem Camila Lopes Costa,, atualmente, faturista do Sabin Diagnóstico e Saúde no Tocantins. Em 2016, recém-saída do Ensino Médio, ela se deparou com a oportunidade de entrar na área da saúde, sendo aprendiz no setor de faturamento da empresa.  

 

Durante 18 meses, Camila mergulhou na experiência, dividindo seu tempo entre as atividades do serviço e o Centro de Integração Empresa Escola - CIEE, entidade sem fins lucrativos que atua na gestão e desenvolvimento de jovens através dos programas de aprendizagem e estágio. Em 2018, surgiu a oportunidade de participar de um processo seletivo interno. Daí em diante, Camila iniciou sua jornada como agente de recepção na mesma empresa. 

 

“Entrar como jovem aprendiz me deu oportunidade para ingressar no mercado de trabalho, algo bem difícil, principalmente aos 18 anos e sem experiência. Também foi importante para validar meu interesse em atuar na minha área de formação. Logo depois que ingressei na empresa, iniciei o curso de Administração e isso me ajudou a crescer profissionalmente já que o meu cargo atual precisa deste curso superior”

 

Sua jornada continuou a se expandir à medida que ela assumia novos desafios, a jovem conta que sempre buscava participar dos processos seletivos da empresa. “Ao longo desses anos consegui me desenvolver bastante e retornei ao setor de faturamento, mas agora, como faturista. Foi e é uma experiência muito valiosa ter tantas oportunidades de crescimento”.

 

“Participar de um primeiro emprego como aprendiz me deu a oportunidade de mergulhar na rotina de trabalho, aprender uma profissão e desenvolver habilidades técnicas. No Sabin, consegui dar meu primeiro passo em direção à carreira, construindo um alicerce sólido para o meu futuro”, completa Camila.

 

No Brasil, programas de aprendizagem desempenham um papel importantíssimo não apenas na inserção desses jovens no mundo profissional, mas também no fortalecimento das empresas que os acolhem.

 

Para a diretora Administrativa e de Pessoas do Grupo Sabin, Marly Vidal, os programas de aprendizagem são uma forma eficaz de trazer novos talentos para a empresa, ao mesmo tempo em que oferecem oportunidades de desenvolvimento. “Ao investir nesses jovens, as empresas estão não apenas construindo uma força de trabalho preparada para os desafios futuros, mas também capacitando as novas gerações a crescerem e se desenvolverem para os desafios que virão.”  

 

A empresa conta, atualmente, com mais de 180 aprendizes distribuídos em diversos setores da empresa. “A participação desses jovens enriquece a diversidade do nosso ambiente de trabalho, onde valorizamos a soma de conhecimento de várias gerações trabalhando juntas, promovendo um ambiente mais criativo, inovador e consequentemente mais produtivo. Dessa forma, construímos uma base sólida para o crescimento sustentável da empresa”, acrescenta.


Sobre o Sabin

Referência em saúde, destaque em gestão de pessoas e liderança feminina, dedicado às melhores práticas sustentáveis e atuante nas comunidades onde está presente, o Grupo Sabin nasceu na capital federal, fruto da coragem e determinação de duas empreendedoras, Janete Vaz e Sandra Soares Costa, em 1984. Hoje conta com cerca de 7000 colaboradores unidos pelo propósito de inspirar pessoas a cuidar de pessoas.    

 

Presente em 15 estados, além do Distrito Federal, a empresa oferece serviços de saúde com excelência, inovação e responsabilidade socioambiental às 78 cidades em que está presente, em 350 unidades distribuídas de norte a sul do país.

Comentários (0)