Justiça atende pedidos do MPE e determina interdição de matadouros em Alvorada

As empresas têm 30 dias para regularizar a situação, a fim de garantir o retorno às atividades. A multa em caso de descumprimento é de R$ 1 mil por dia

A Justiça atendeu a pedidos do Ministério Público Estadual (MPE), em uma Ação Civil Pública, em desfavor de dois matadouros localizados no município de Alvorada, determinando a imediata interdição dos matadouros Ki Carnes e Boi Gordo, até que sejam realizadas melhorias propostas.

 

A decisão liminar, publicada na última sexta-feira, 16, foi concedida pelo juiz de direito Fabiano Gonçalves Marques, da Comarca de Alvorada. As empresas têm 30 dias para regularizar a situação, a fim de garantir o retorno às atividades. A multa em caso de descumprimento é de R$ 1 mil por dia.

 

Conforme a promotora de Justiça Renata Castro Rampanelli Cisi, autora da Ação, as investigações comprovaram que os dois matadouros vêm realizando o abate de animais em desacordo com as normas da vigilância sanitária, além de descartar resíduos sem o devido tratamento. “Os matadouros foram inspecionados pela Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), ocasião em que foram encontradas diversas irregularidades. Ficou constatado que estes estabelecimentos comerciais funcionam precariamente, que os resíduos sólidos e líquidos não têm o descarte adequado, e ainda, que são abatidos e comercializados animais bovinos adultos e vitelos em condições impróprias para o consumo”, comentou Renata Castro.

 

(Com informações da Ascom/MPE)

Comentários (0)