Justiça determina que Estado contrate mais dois anestesiologistas em Dianópolis

A ação foi proposta, segundo a Defensoria, para sanar a falta dos especialistas em quantitativo suficiente para atender à demanda da Unidade.

Hospital de Dianópolis atende cidades do Sudeste
Descrição: Hospital de Dianópolis atende cidades do Sudeste Crédito: Ascom/DPE

O Estado do Tocantins terá que disponibilizar mais dois médicos anestesiologistas para o Hospital Público Regional de Dianópolis. A determinação é do Tribunal de Justiça do Tocantins, que manteve decisão da 1ª Vara Cível da Comarca de Dianópolis. Em caso de descumprimento o Estado terá que pagar multa diária no valor de R$ 2 mil.

 

O caso chegou à Justiça após a Defensoria Pública de Dianópolis protocolar uma Ação Civil Pública para que o Estado disponibilizasse, no prazo de 10 dias, no mínimo mais dois médicos anestesiologistas para o Hospital.


A ação foi proposta, segundo a Defensoria, para sanar a falta dos especialistas em quantitativo suficiente para atender à demanda da Unidade, uma vez que o atendimento dos anestesiologistas vinha sendo feito em apenas dois dias da semana, causando prejuízos aos pacientes.

 

De acordo com a Defensoria, o Hospital Regional atende uma população de aproximadamente 92 mil pessoas de 15 municípios da região Sudeste do Tocantins, que estavam sem serviço de saúde eficiente e regular, já que o Hospital contava com apenas dois anestesiologistas provenientes do estado da Bahia, que atendiam apenas as terças e sextas-feiras.

 

(Com informações da DPE/TO)

Comentários (0)