O Laboratório Municipal de Análises Clínicas de Palmeiras do Tocantins finalmente foi credenciado e já está habilitado no Ministério da Saúde (MS) sob o número CNES 4108906. Tanto o secretário municipal da Saúde, Gefferson Araújo, quanto o prefeito Júnior Nolêto (MDB), comemoram a conquista como um presente para a população, já que há um mês a cidade celebrou seu 31º aniversário. “Embora o laboratório tenha realizado 6.830 exames em 2022, superando em 71,1% os 3.992 exames realizados em 2021, nosso laboratório funcionava como se não existisse,” destaca o prefeito.
Segundo a bioquímica Glória Maria Gomes Coelho, responsável pelos exames realizados pelo laboratório municipal, a equipe atende em média, entre 20 e 25 pacientes, por dia. Essa demanda laboratorial é considerada grande para uma Unidade Básica de Saúde (UBS) igual a que existe na cidade. “Só exames de hemogramas completos, foram mais de três mil, nos últimos dois anos”, ressalta.
A bioquímica informa ainda que, entre os quase 7 mil exames realizados em 2022, não estão incluídos aqueles considerados mais complexos. “Palmeiras realiza exames de urina (EAS), parasitológico de fezes (EPF), bacterioscopia (GRAM), sistema ABO e fator RH (tipagem sanguínea), glicemia de jejum, colpocitologia (secreção vaginal), VDRL (sífilis), colesterol total, BHCG (gravidez), hemograma completo, entre outros. Geralmente os resultados desses exames são entregues no mesmo dia ou em até dois dias. Só nos dois primeiros meses deste ano, o laboratório já realizou 725 exames.
"Os exames considerados de maior complexidade e que se exige realização em cidades onde há hospitais e laboratórios de referência, nós coletamos o material em Palmeiras e encaminhamos para Araguaína que é nossa referência. Os resultados dos exames que são realizados lá, são entregues entre oito e dez dias úteis”, explica a bioquímica.
“O que nos deixa abismadas, é a quantidade de pessoas de outros municípios da região que vêm fazer exames no laboratório daqui”, observa a Assistente Laboratorial, Maria Delfina “Tina”.
A usuária Ana Carla de Sousa Mendes, de 21 anos, é grata pela existência do laboratório em Palmeiras. “Antigamente, tudo era mais difícil. A gente tinha que pagar passagens para ir em outros municípios, fazer a coleta e depois voltar, para receber os resultados dos exames. Agora com o laboratório aqui em Palmeiras, tudo ficou mais fácil e melhor, graças a Deus”, reconhece a usuária.
O secretário da Saúde, Gefferson Araújo e o prefeito de Palmeiras, Júnior Nolêto, são unânimes em reconhecer: “As evoluções que estamos conseguindo em Palmeiras, nós agradecemos aos nossos servidores que se empenham para termos uma Saúde atendendo melhor e com qualidade”, além do deputado estadual, Jair Farias e do Governo”, reconhecem
Comentários (0)