A Prefeitura de Lajeado liberou com restrições algumas das trilhas de caminhadas em áreas naturais do município. A autorização de condução e visitação depende do cumprimento de exigências contidas no Plano de Retomada do Ecoturismo. A medida foi divulgada no novo decreto que está disponível no Diário Oficial.
O documento de retomada consta que medidas básicas devem ser adotadas em todas as empresas que apresentarem interesse em realizar as visitações. Cada estabelecimento deve desenvolver seu protocolo operacional de execução da atividade turística e apresentar à Secretaria Municipal de Turismo de Lajeado, que com o apoio do COE, irá analisar o documento.
Além disso, os responsáveis pelo estabelecimento devem comprometer-se de ofício, a exercer o comportamento necessário para diminuir os riscos de contaminação do novo coronavírus. As instituições devem implantar os seguintes protocolos a serem seguidos por turistas e colaboradores em geral:
- Higienização correta: lavar as mãos frequentemente com água e sabão, usar álcool 70% em gel ou líquido;
- Uso de máscaras faciais: clientes, colaboradores, prestadores de serviço e turistas devem usar máscaras de acordo com as exigências para espaços públicos contidas nas normas vigentes;
- Etiqueta respiratória: ao tossir ou espirrar, amparar com o antebraço ou usar lenço de papel, o qual deve ser imediatamente descartado em local específico do lixo infectado, é de responsabilidade do empreendedor levar os resíduos até a Unidade de Saúde Dona Felisbela;
- Conduta social: manter o distanciamento social de no mínimo 02 metros, alterar a frequência e a forma de contato entre os trabalhadores e clientes; evitar o contato próximo, apertos de mão, beijos, postos de trabalho partilhados, reuniões presenciais e partilha de comida, utensílios, copos e toalhas.
Os protocolos específicos para atrativos em áreas naturais podem ser conferidos no Plano de Retomada do Ecoturismo de Lajeado disponível na Secretaria de Meio Ambiente e Turismo. Para mais informações entre em contato pelo telefone (63) 8421-2423.
Comentários (0)