Uma operação realizada em Miracema do Tocantins pelo Ministério Público do Estado (MPE), por meio do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça (Caop) do Consumidor, em conjunto com a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) e Vigilância Sanitária Estadual e Municipal, nesta quarta-feira, 9, acarretou na apreensão de 156 quilos de queijo e 531 litros de leite, que foram descartados no aterro sanitário da cidade por não obedecerem os critérios de fabricação e rotulagem estabelecidos pela Adapec. Parte dos produtos ainda apresentava data de fabricação fraudada.
Um laticínio, quatro supermercados e três panificadoras foram fiscalizados na operação, que resultou na aplicação de quatro termos de apreensão e quatro autos de infração, além de uma penalidade de multa.
A operação teve origem em uma denúncia contra o laticínio Leite Bem Bom, onde foi apreendido o maior volume de mercadorias (121 quilos de queijo e 524 litros de leite) e constatada a irregularidade do uso de reagente vencido na produção dos alimentos. Pelas irregularidades, o estabelecimento foi multado em R$ 5 mil.
Também foram autuadas na operação as panificadoras Pão Francês, Pão Dourado e Pão Quente, onde foram apreendidas mercadorias em menor volume.
(Flávio Herculano/ MPE)
Comentários (0)