Na terça-feira, 20, o Ministério Público Estadual (MPE) e Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adapec) realizaram vistoria em laticínio localizado em Palmeirópolis, no sul do estado. Na vistoria, foi constatado que o empreendimento não cumpriu integralmente um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) de 2015, firmado perante com a Adapec, e que ainda persistem algumas irregularidades verificadas naquela época.
Apesar de melhorias na limpeza e na infraestrutura do Laticínio Palmalac, ainda permanecem inconformidades quanto à área externa da indústria, à câmara fria e ao depósito.
Na área externa, foi verificado o acúmulo de madeira, material em desuso e a presença de um freezer, utilizado indevidamente para o armazenamento de produtos. Também foi constatada a ausência do lava botas, que é usado para higienizar os calçados, no acesso da plataforma de recepção do leite.
Quanto à câmara fria, constatou-se que produtos em fase de processamento e produtos já finalizados eram guardados juntos, quando o ideal seria que houvesse câmaras distintas para cada um deles.
Identificou-se, também, que o laticínio não possui laboratório e que o depósito abriga tanto produtos químicos quanto materiais de limpeza, enquanto o recomendado seria guardar os materiais em ambientes separados.
A proprietária do estabelecimento mostrou-se favorável às adequações apontadas, mas um relatório com as inadequações será elaborado e entregue à Promotoria de Justiça de Palmeirópolis, para possíveis providências na esfera administrativa ou judicial.
(Com informações da Ascom MPE)
Comentários (0)