Foi realizada no último sábado, 17, em Taquaruçu a primeira reunião com líderes de Casas Religiosas Matris Afro-brasileiras de Palmas para discutir a criação de uma entidade representativa através da Comissão de Mobilização dos Povos de Terreiro da Capital.
O encontro ocorreu na Casa Branca da Serra, de Roberta De Oxanguian, no distrito de Taquaruçu. O Babalawo Ifayomi Adelonan, de Goiânia, que ministrou a palestra “Mudança do nosso tempo e o novo alvorecer: ifá, Senhor do Destino - A humanidade traça ou não seu próprio destino?” no evento Movimento Pela Vida, também marcou presença.
Associação representativa
Na reunião, os representantes das religiões do Candomblé, Umbanda e Jurema e Terecô criaram uma comissão para mobilizar os povos de terreiros de Palmas a fundarem uma entidade que una todas essas crenças.
Conforme a discussão, essa representatividade na cidade tem o intuito de fortalecer e visibilizar a garantia do direito de culto e das tradições afro-brasileiras.
Para o Pai Luzivaldo de Omolú, a comunidade deve se articular para obter apoio e mostrar para população a existência dessas crenças tão ricas. “A gente aqui do Tocantins é muito carente da prefeitura e da Casa de Cultura do município” ressaltou o líder em entrevista ao Portal T1 Notícias.
Próxima reunião
Na reunião, também foi estabelecido o próximo encontro, que será realizado no dia 8 de julho, na Tenda do Caboclo, às 14h.
Comentários (0)