Lindos pontos turísticos e monumentos revelam a beleza e a história de Palmas

Para conhecer um pouco mais sobre a história e os atrativos da cidade, alguns locais são indispensáveis de serem conferidos de perto

Palmas completa 27 anos nesta sexta
Descrição: Palmas completa 27 anos nesta sexta Crédito: Zezinha Carvalho

Para quem mora aqui ou para quem vem visitar pela primeira vez, um passeio pelo centro da Capital do Tocantins permite conhecer um pouco da sua recente história, que completa 27 anos nesta sexta-feira, 20. Planejada, a construção de Palmas começou no dia 20 de maio de 1989, com o lançamento de sua Pedra Fundamental. A cidade traz monumentos que marcam importantes momentos e que possuem um grande valor simbólico e de perpetuação da memória e da história da cidade. Além disso, a Capital, ao longo dos anos, foi desenvolvendo e estruturando atrativos que hoje são desfrutados não só por aqueles que aqui escolheram viver, ou que aqui nasceram, mas atrai visitantes de todo o país e do exterior, em busca de viver momentos preciosos que só uma linda e jovem cidade como Palmas tem a oferecer.

 

Para conhecer um pouco mais sobre a história e os atrativos da cidade, alguns locais são indispensáveis de serem conferidos de perto:

 

O Palácio Araguaia é um desses pontos de visita obrigatória. Sede do Poder Executivo Estadual, abriga painéis históricos, localizados na entrada do prédio, em que é possível ver cenas que retratam a instalação de Palmas. Feitos em cerâmica vitrificada, cada painel possui 32 peças dispostas na linha horizontal e 48 na linha vertical. Os traços das obras vão do expressionismo ao cubismo.

 

O Palacinho, construído no ano de 1989 e tombado no ano de 1992, foi construído em madeira de Jatobá. Transformou-se no museu da cidade onde o visitante pode encontrar peças daquela época.

 

A maior praça da América Latina, a Praça dos Girassóis, foi palco de momentos marcantes para a cidade. Entre eles está a primeira missa realizada na Capital, atualmente marcada pelo primeiro monumento histórico erguido em Palmas, o Cruzeiro. A cruz em pau-brasil foi tombada como Patrimônio Cultural do município, em 2000.

 

Outros monumentos colocam Palmas em destaque em relação a outras cidades. A Rosa dos Ventos, por exemplo, marca o ponto central entre os extremos do Brasil, marcando a cidade como o Centro Geodésico do País. A Rosa dos Ventos encontra-se no hall de entrada do Palácio, mas existe outra, em tamanho maior, na ala norte da Praça dos Girassóis, desenhada em pedras portuguesas.

 

Na Praça dos Girassóis ainda encontra-se o maior relógio de sol horizontal do País, com seis metros de altura e sessenta de diâmetro. O ponteiro, com quatorze metros de comprimento voltado para o sul marca as horas e os meses do ano. Durante a noite, o relógio ganha outra função. A haste do ponteiro permite ver a movimentação da constelação do Cruzeiro do Sul.

 

Palmas também foi presenteada com um dos projetos de Oscar Niemeyer. O Memorial Coluna Prestes ocupa uma área de 570 m² e a arquitetura é marcada pelas curvas sinuosas característica de Niemeyer. Na rampa de acesso à entrada pode-se apreciar uma escultura em bronze do “Cavaleiro da Luz”, representando Luiz Carlos Prestes.  

 

Pontos turísticos de Palmas

A Avenida Palmas Brasil, a Feira da 304 Sul, a Feira do Bosque,  Bosque dos Pioneiros, o Espaço Cultural e a Casa Suçuapara, tombada no ano de 2000, onde funciona um museu histórico-cultural, são pontos que também devem ser visitados.

 

Palmas também tem se destacado em nível nacional no quesito ecoturismo, cujas principais atrações ficam no Distrito de Taquaraçu, a 27 quilômetros da Capital. O clima é ameno e propício para caminhadas que levam a dezenas de cascatas em meio à serra do Lajeado.

 

Algumas das dezenas de cachoeiras catalogadas no Distrito são atrativos exuberantes:

 

Cachoeira do Roncador: com sua queda no formato véu de noiva impressiona a todos com sua altura de 70 metros, formando logo abaixo um lindo lago com cerca de 4 metros de profundidade, ideal para quem gosta de fazer rapel ou apenas admirar a paisagem cercada por muito verde e silêncio.

 

Cachoeira o Lajeiro: é ideal para um banho refrescante, é menor que as outras, sendo também ideal para banhistas e admiradores da natureza, possui fácil acesso e garante uma paisagem deslumbrante para quem vai até lá conhecê-la.

 

Cachoeira do Brejo do Meio: através da trilha do brejo do meio é possível chegar a esta maravilha da natureza, seja para um banho de cachoeira ou até mesmo um rapel. Sua queda em formato de véu de noiva possui água gelada e límpida, logo abaixo forma uma piscina natural de 20 metros de largura, 15 metros de comprimento e 1 metro de profundidade e é cercada por mata ciliar e belos paredões.

 

Cachoeira de Três Quedas: tem acesso mais difícil, com uma trilha bem longa de mata fechada, perfeita para quem gosta de praticar trekking. Pouco desbravada pelos turistas, já que possui acesso difícil preserva ainda mais suas belezas exóticas. São 3 quedas, sendo 2 menores e uma bem grande que forma uma imensa piscina natural de águas límpidas perfeitas para se refrescar do cansaço do percurso.

 

Cachoeira da Sambaíba: com uma trilha de 300 metros partindo de Taquaraçu, compensa a caminhada. Possui uma queda d’água de 45m, com abundante volume de águas claras e mornas. Logo abaixo a queda d’água forma um lago maravilhoso com cerca de 900m de comprimento, e 3m de profundidade. As águas que vão escorrendo dali vão formando quedas menores até que se encontrarem com o ribeirão Taquaraçu.

 

Cachoeira Ponta da Serra: mais um lugar perfeito para amantes de rapel, ou apenas uma caminhada ao ar livre admirando a natureza em volta. Com abundante volume de água partindo do córrego Ponta da Serra tem sua queda no formato véu de noiva, as águas descem de um enorme paredão para formar um lindo lago de água não muito fria de 1,5 de profundidade.

 

Cachoeira do Escorrega Macaco: para chegar lá usa-se a mesma trilha que é utilizada para chegar à cachoeira do Roncador. Cercadas por muito verde, paredões cobertos de samambaias e bambus dão um toque todo especial ao lugar. As águas passam pelas pedras e caem logo abaixo onde se forma uma enorme piscina natural.

 

Cachoeira do Evilson: cercada por muito verde e um lindo paredão de 50 metros que é coberto por samambaias, fica a linda Cachoeira do Evilson que tem abundante volume de água que vem do Ribeirão Taquaraçu, são águas frias e límpidas que formam logo abaixo um lindo lago natural de 80 metros de comprimento e 3 metros de profundidade.

 

Cachoeira do Vai Quem Quer: a cachoeira possui um abundante volume de água límpidas que escorrem em meio ao verde e que caem formando um grande lago de águas frias com 10 m de largura, 12m de comprimento e 2m de profundidade. Perfeito para prática de rapel ou apenas para banhos e caminhadas.

 

Ilha Canela

Próxima ao centro da cidade, a ilha fica no lago de Palmas, ideal para banhistas se divertirem admirando a bela paisagem que a cerca. Lá o visitante vai encontrar bares e restaurantes para se alimentar no local enquanto aproveita o dia. Para chegar ao local é preciso pegar um barco que fica ancorado bem pertinho da praia da Graciosa.

 

Parque Cesamar

Seja para curtir um passeio gostoso com a família, fazer um piquenique, caminhar por um lugar cheio de verde, ou praticar esportes, o Parque Cesamar é o lugar. Com lindas piscinas naturais de água corrente, a vista do lago e uma pista de passeio no meio da mata, o dia só é completo com uma visita a este parque.

 

Praias do Prata, da Graciosa e das Arnos

A praia do Prata fica a 9 quilômetros da Praça dos Girassóis e é provida de águas claras, possui muitos quiosques que funcionam durante todo o dia e a noite também acontecem shows e eventos. Bem próxima à ponte de Palmas está a Praia da Graciosa, que é palco de muitos eventos esportivos, culturais e para o lazer dos turistas e moradores. A Praia das Arnos possui ótimo espaço para prática de esportes e eventos. É um dos pontos preferidos dos turistas e moradores.

Comentários (0)