Na próxima segunda-feira, 9, a partir das 10h30, será dada a ordem de serviço para a recuperação de ruas de mais cinco bairros em Araguaína. Esta ação está dentro do termo de cooperação firmado entre a Prefeitura e o Governo Estadual. A partir deste termo de cooperação, o Estado irá retomar os serviços nos setores.
As obras começam com a recuperação das ruas do Bairro São João, iniciando pela Rua Machado de Assis. Nesse bairro, será um total de 120 mil metros quadrados de asfalto novo, o CBUQ. O trabalho começa com o reperfilamento, o qual é uma primeira camada de pavimentação do material asfáltico para nivelar o piso e em seguida será aplicado o CBUQ.
Simultaneamente, também as obras serão realizadas no Araguaína Sul 2, com a parte de drenagem, pavimentação, calçadas e urbanização. O serviço no bairro vai começar pela Avenida Tocantins. Os setores Santa Terezinha, Patrocínio e Tereza Hilário Ribeiro também vão receber o recapeamento nas ruas.
Termo de cooperação
Em 2011, foi feita a apresentação de carta consulta ao Ministério das Cidades para firmar o termo de cooperação entre o Município e a Secretaria Estadual das Cidades. Na época, o então secretário estadual das Cidades era o atual prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas.
No ano seguinte, 2012, houve a aprovação dos serviços e a contratação do financiamento via FGTS, por meio do Ministério das Cidades e Caixa Econômica Federal. Em 2013, foi feita a elaboração de edital e a licitação para a contratação da empresa.
Já em 2014 foi feita a elaboração dos projetos executivos e o início das obras. No ano seguinte houve a paralisação das obras em função do novo governo. E agora as obras serão retomadas.
O valor total do investimento é de cerca de R$ 44 milhões, tendo uma contrapartida do Governo do Estado de 5% do valor total, cerca de R$ 2 milhões. Os recursos foram liberados a partir do empenho do senador Vicentinho Alves.
Ruas recuperadas
Ainda no fim do ano passado, a Prefeitura antecipou esta recuperação em algumas ruas do Bairro São João, em função da demora. Foram escolhidos os pontos mais críticos do setor, até que os recursos fossem liberados e assim todo o bairro ser beneficiado.
As ruas já recuperadas foram Boa Sorte, 31 de Março, Muricizal, Princesa Isabel, Bela Vista e 14 de Janeiro. Os recursos para a reconstrução dessas vias foram do Tesouro Municipal.
Comentários (0)