Mais de R$ 33 mi em obras de drenagem avançam e preparam cidade para chuvas

Drenagem e pavimentação são o carro chefe da Cidade de Palmas neste final de ano, conforme demonstrou o prefeito Carlos Amastha em vistoria à obras na capital. Intenção é eliminar pontos de inundação

Amastha e Marcílio: vistoriando obras de drenagem
Descrição: Amastha e Marcílio: vistoriando obras de drenagem Crédito: T1 Notícias

 

Um volume significativo de obras de drenagem e macro-drenagem, tocado com recursos federais e próprios da Cidade de Palmas foi vistoriado na manhã desta sexta-feira, 11, pelo prefeito Carlos Amastha, acompanhado do secretario de Infra-Estrutura, Marcílio Ávila e equipe técnica.

 

Segundo o prefeito, economizando R$ 15 milhões em custeio e remanejando o orçamento deixado pelo seu antecessor, Raul Filho -  que previa apenas R$ 5 milhões para investimentos -  a prefeitura de Palmas fechará o ano colocando R$ 60 milhões em recursos próprios na área de infra-estrutura da cidade.

 

Num micro ônibus o prefeito percorreu a cidade acompanhado de jornalistas de diversos veículos de comunicação, mostrando o andamento das obras, explicando sua funcionalidade e o volume de recursos investidos. “Boa parte destas obras encontramos paradas” explicou o secretario Marcílio Ávila.

 

É o caso da avenida LO -19, cujos recursos da ordem de R$ 8, 883 milhões estavam a ponto de serem perdidos por vencimento no prazo de execução da obra. “Fomos ao Ministério, intercedemos e conseguimos liberar desde que seja executada este ano”, explicou Ávila.

 

Desafogando o tráfego

 

Diante da extensão da avenida NS-01, no cruzamento com a Av. LO-15, o prefeito Carlos Amastha explicou o esforço da prefeitura em aplicar recursos próprios para dar soluções para os problemas de inundação da parte alta da cidade, nas proximidades da Avenida Palmas Brasil e trechos da avenida Theotônio na direção Sul do Plano Diretor.

 

“Aqui estamos levando a pavimentação da NS-01 até os fundos da Ulbra. A princípio estamos fazendo uma via só. Na segunda etapa aí vamos captar recursos federais para fazer a drenagem e a segunda pista”, disse o prefeito.

 

Na drenagem e pavimentação da NS-01, que vai desafogar boa parte do tráfego Avenida Theotônio Segurado, são investidods R$ 11 milhões, sendo mais de R$ 2, 2 milhões de recursos municipais. A obra iniciou-se em 2011, mas na área da ponte próxima ao HGPP. A extensão e a interligação na área sul foi iniciativa da atual gestão.

 

“Não adiantava só entregar a ponte e aquele pequeno trecho. Ia resolver pouco. Queremos interligar até a Ulbra, iluminar e plantar os canteiros”, informou o secretario Marcílio Ávila. Uma alteração importante no projeto é que a pista tinha ciclovia, mas a ponte não. A passagem para ciclistas no bojo da ponte foi acrescentada.

 

Na vistoria desta sexta-feira, o prefeito visitou ainda as obras da NS-B, rua que fica atrás do supermercado Big. Segundo a engenheira Valéria Hollunder, da Seisp, a obra vai ajudar a retirar um grande volume de água que tradicionalmente empoça de frente ao supermercado durante o período chuvoso.

 

Serviços de terraplanagem, pavimentação asfáltica na parte alta do Jardim Aureny III também estão em andamento pelas empresas CSN Engenharia e EHL.

 

Caroline Campelo

 

Na ETI Caroline Campelo, máquinas também da EHL estão em ritmo avançado para concluir a drenagem e pavimentação  no entorno da escola até o final de dezembro. “Aqui já houve período de 25 dias sem aulas por conta de inundação, porque a escola foi construída num local de bastante fluxo de águas pluviais”, explicou Marcílio Ávila. O desafio é concluir a drenagem a tempo do período mais intenso de chuvas.

 

O volume de obras visitado nesta manhã extrapola a cifra de R$ 33 milhões em investimentos em infra-estrutura, somados os recursos federais e próprios da prefeitura de Palmas.

Comentários (0)