Marcado para junho, Festival de Inverno terá programação definida pela comunidade

Reunião marcada para a próxima quarta-feira, 5, vai definir a programação, locais das apresentações culturais e nomes para contratação de atrações nacionais.

Crédito: Arquivo/Secom Palmas

A Prefeitura de Palmas retoma o Festival de Inverno de Taquaruçu ao calendário de eventos da cidade. O evento acontecerá de 8 a 11 de junho, época em que o distrito oferece uma temperatura amena e agradável. Para definir o formato do festival, a Agência Municipal de Turismo de Palmas (Agtur) se reuniu nesta sexta-feira, 31, no Cras de Taquaruçu, com comerciantes, artesãos, artistas, representantes de atrativos turísticos e dos setores de hotelaria e restaurantes da região. Outra reunião está marcada para a próxima quarta-feira, 5, quando será definida a programação, locais das apresentações culturais e nomes para contratação de atrações nacionais.

 

Durante a reunião, os participantes discutiram a melhor forma de organizar o evento, considerando as demandas do público e dos comerciantes e artistas locais. Ficou definido que os locais para a realização das atividades serão na Praça Maracaípe, onde acontecerão as apresentações de teatro e de circo, e na Tarcísio Machado será montado o cinema, palco e os estandes de comidinhas. A ideia é fortalecer a economia e cultura local.

 

                                                                                                         Foto: Luciana Pires/Secom Palmas 

 

Segundo o presidente da Agtur, Tom Lyra, a reunião teve caráter de consulta popular.  "Onde trouxemos a ideia, definimos os locais e na próxima semana será definida a programação. E finalizamos de forma muito positiva, porque a sociedade participa efetivamente da construção do evento. É assim que a prefeita Cinthia tem orientado, no sentido de ouvir a comunidade”, enfatiza o gestor.

 

Além disso, foi discutida a possibilidade de ampliar a programação do festival, com a inclusão de atividades para serem mais diversificadas durante o dia nos pontos de cultura do distrito, e no final do dia e a noite as atrações se concentram nas duas praças principais. Dentre as sugestões apresentadas, estão apresentações de dança, teatro, shows musicais, oficinas circenses, exposição de artesanato, entre outras atrações.

 

O artesão, Erval Benmuyal, representando o ponto de Cultura Casa do Artesão, parabenizou a proposta da gestão municipal sobre a retomada do festival de inverno, que para ele se caracteriza pela linguagem artística, pelas atrações culturais, pelo atrativo da economia criativa do lugar, elencando os atrativos naturais, a gastronomia, o potencial do artesanato. “Sentimos agraciados por sermos fazedores de arte e cultura, no sentido de ser parte especial da programação do festival”.  

 

Aquecimento do Turismo

 

Mesmo sem ainda divulgar as atrações culturais, as pousadas já começam a ter procura, e a gerente da Pousada Casa das Flores, Lorena de Freitas Noleto, diz que para o período o estabelecimento já tem 50% de reserva. “Esses eventos trazem turista. É importante para o trade turístico e para o comércio local, principalmente na baixa temporada quando precisamos desse tipo de evento para atrair mais pessoas para cidade.”

Comentários (0)