O secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos de Palmas, Marcílio Ávila, disse ao T1 Notícias, nesta quarta-feira, 6, que as obras das Estações de Tratamento de Esgoto Sanitário (ETE), previstas no Plano de Trabalho da Foz|Saneatins para a capital, estão em estágio avançado e com previsão de término em breve para a ETE do Setor Santa Fé.
"Lá nós já temos mais de 70% das obras concluídas", afirmou o secretário. Ávila explicou que os canos que estão atravessando a malha viária do Plano Diretor fazem parte da rede de abastecimento de água. "A empresa está trabalhando com a maior agilidade possível para não enfrentarmos os problemas causados pela estiagem do ano passado", informou.
Foz confirma avanço físico
A empresa Foz|Saneatins informou ao Portal T1 que as ETE's Santa Bárbara e Santa Fé estão em fase final de implantação. As ações agora estão sendo intensificadas para a implantação de redes coletoras nas áreas que serão atendidas.
Quanto à construção da ETE Taquari, a Foz disse que a obra já foi iniciada e tem previsão de conclusão ainda em 2014. Juntas, as três ETEs terão capacidade de tratar 60 litros de esgoto por segundo e beneficiarão mais de 100 mil pessoas.
Ainda de acordo com a empresa, também já estão em execução os 290 mil metros de redes coletoras, que atenderão os bairros Taquari, Bela Vista, Sol Nascente, Setor Sul, Santa Fé, Vale do Sol, Setor Canaã, Morada do Sol, Maria Rosa, Aureny IV, Irmã Dulce, Vila Piauí e Taquaralto.
Sobre o sistema de distribuição de água tratada, a Foz|Saneatins destacou que já está em operação a adutora de 10km que interliga os principais reservatórios e Estações de Tratamento de Água da capital.
Esse investimento está proporcionando mais flexibilidade ao sistema de distribuição e garantirá que não ocorram problemas de abastecimento ao longo do período de estiagem. Além disso, a Foz ressaltou ainda que, com o objetivo de preparar a Capital para o crescimento projetado para os próximos anos, melhorias e readequações estão sendo realizadas em diversos pontos do Plano Diretor e aumentarão o volume disponibilizado de água tratada em pontos de maior adensamento, como prédios.
Comentários (0)