Massa de ar quente e seca enfraquece e previsão é de que chuvas comecem nesta semana

Em entrevista ao T1, Professor José Cabral fala sobre previsão de chuvas para o Estado.

Crédito: Divulgação Nemet/RH

Depois de dias sem chuvas significativas na maior parte do Tocantins, o tempo nublado e algumas garoas em áreas isoladas vêm trazendo um alento e esperança de mais chuva para os próximos dias para amenizar o calor de 40º. 

Em entrevista ao portal T1 Notícias, o meteorologista do Núcleo de Meteorologia e Recursos Hídricos (Nemet/RH) da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), professor doutor José Luiz Cabral, disse que o sistema que está bloqueando a entrada de umidade começou a mostrar fraqueza desde o dia de ontem em todo o estado.


De acordo com Cabral, ontem foram registradas algumas pancadas de chuvas nas cidades de Cristalândia e no bico do papagaio, de forma rápida. “ O fato é que o sistema começou a mostrar fraqueza.  E quando ele enfraquece, permite a entrada de umidade que associada com ao calor, produz chuva”, disse Cabral. 


O meteorologista explicou ainda que os modelos matemáticos de previsão já começam a colocar chuvas no meio da semana para frente e que, em algum momento, as chuvas devem acontecer no Tocantins. 

Questionado sobre a possibilidade de chuvas na Capital, Cabral afirmou que Palmas também está na rota. “Contudo, as temperaturas máximas ainda continuam próximas dos 30 graus. E nessa última semana, a umidade relativa do ar continua baixa. E as temperaturas nas regiões do centro-sul do estado voltaram a ficar próximas dos 40 graus. Então, o que pode ocorrer ao longo desta semana é o enfraquecimento da massa de ar quente e seca e a ocorrência de chuvas localizadas nesse primeiro momento”, afirmou Luiz. 


Em Palmas, após o dia amanhecer com poucas nuvens, com temperatura variando a máxima de 40 °C e a mínima, 24 °C, com umidade relativa do ar oscilando entre máxima 75% e a mínima,15%, em alguns bairros da cidade  pingos de chuvas foram registrados por moradores.  


Na manhã desta segunda-feira, dia 25, a Defesa Civil Estadual emitiu um alerta vermelho de que a onda de calor que atingiu grande parte do país na última semana deve continuar pelos próximos dias.A Defesa Civil Municipal orienta a população a tomar cuidados, pois há perigo para saúde humana, como insolação e até queimaduras de pele, caso a pessoa fique exposta ao sol por longos períodos.

Comentários (0)