Matrículas para o Peti são abertas em Gurupi: aulas iniciam dia 18

O programa é oferecido em quatro unidades distribuídas nos setores Vila Nova, Santa Rita, Nova Fronteira e Sol Nascente.

Estão abertas as matrículas para as crianças que pretendem participar do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) em Gurupi. 

 

De acordo com o gerente de Assistência Social e Planejamento das Políticas Social da Secretaria de Desenvolvimento Social de Gurupi, Edinho Fernandes, as educadoras sociais do programa irão percorrer as escolas municipais para fazer as inscrições dos estudantes e os interessados podem procurar as unidades do PETI espalhadas pela cidade.

 

“As aulas vão começar no dia 18 deste mês. E neste ano a novidade são as aulas gratuitas de informática. Nosso objetivo é disponibilizar a inclusão digital para os participantes do programa. Outra novidade são as aulas de Educação Física, com profissionais da área, que incentivarão a prática esportiva e lazer das crianças”, afirmou Edinho, ressaltando que os 12 computadores utilizados nas aulas de informática foram doadas pela Furnas de Gurupi.

 

O que é o PETI?

O PETI é um Programa do Governo Federal que tem como objetivo retirar as crianças e adolescentes, de 07 a 14 anos, do trabalho considerado perigoso, penoso, insalubre ou degradante, ou seja, aquele trabalho que coloca em risco a saúde e segurança das crianças e adolescentes.

 

Quais os objetivos do Programa?

·         Retirar crianças e adolescentes do trabalho perigoso, penoso, insalubre e degradante; 

·         Possibilitar o acesso, a permanência e o bom desempenho de crianças e adolescentes na escola; 

·         Fomentar e incentivar a ampliação do universo de conhecimentos da criança e do adolescente, por meio de atividades culturais, esportivas, artísticas e de lazer no período complementar à escola, ou seja, na jornada ampliada; 

·         Proporcionar apoio e orientação às famílias por meio da oferta de ações sócio-educativas; 
Implementar programas e projetos de geração de trabalho e renda para as famílias. 

 

Quem pode ser inserido no PETI?

As famílias que tiverem filhos com idade entre 07 e 14 anos que trabalham em atividades perigosas, penosas, insalubres e degradantes. Devem ser priorizadas as famílias com renda per capita de até ½ salário mínimo, ou seja, aqueles que vivem em situação de extrema pobreza.

https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif

 

Comentários (0)