Médico do Samu orienta população sobre acidentes com veículos e fios de alta tensão

O médico explica que as fiações de postes nas ruas têm uma carga elétrica muito maior do que a de residências. Por isso, o cuidado deve ser redobrado

Acidente ocorrido em Palmas nesta semana
Descrição: Acidente ocorrido em Palmas nesta semana Crédito: Divulgação/Secom Palmas

Um acidente ocorrido na quarta-feira, 13, na Avenida JK, em Palmas, chamou a atenção de várias pessoas que passavam pelo local no momento da ocorrência, principalmente da equipe de socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O acidente, que aconteceu no início da tarde, ocasionou a colisão de um carro, com duas mulheres em seu interior, a um poste da rede elétrica. Com o impacto, o poste acabou caindo sobre o veículo, que ficou atravessado na pista. Na ocasião, algumas pessoas tentaram ajudar no resgate das vítimas, com um procedimento de boa vontade, mas conduzidos de forma equivocada, de acordo com os profissionais do Samu.

 

Para alertar as pessoas sobre este tipo de acontecimento, o médico emergencista do Samu, Luciano Gomes, orienta como se deve agir em ocorrência desta natureza. O médico explica que as fiações de postes nas ruas têm uma carga elétrica muito maior do que a de residências. Por isso, o cuidado deve ser redobrado. A primeira recomendação é que, caso algum fio de poste esteja solto ou próximo do chão, a companhia de energia deve ser acionada para corrigir o problema da eletricidade e o Samu para o regaste das vítimas.

 

Se alguém for atingido pela corrente elétrica dos fios de alta tensão, mesmo em caso de acidentes com automóveis, ninguém deve tentar retirar a vítima do contato com o fio, alerta o médico. “O ideal é procurar uma forma de desligar a corrente elétrica, manter as vítimas dentro do carro, aguardar a concessionária de energia, para que a rede possa ser desergizada e a partir de então fazer o resgate das vítimas”, observa. 

 

Entre as orientações, estão: não tocar na vítima, nem se aproximar dos fios caídos ou objetos em contato com eles, como cercas metálicas, portões de ferro ou varais de roupa; para interromper o contato da vítima com a corrente elétrica, o socorrista deve utilizar material não condutor seco (pedaço de madeira, corda ou borracha). Nunca usar objeto metálico e evitar materiais molhados, como uma toalha úmida; caso ocorra o choque elétrico em outras situações, as medidas anteriormente citadas devem ser seguidas e se houver a possibilidade de desligar o interruptor, deve ser feito; enquanto aguarda a chegada da equipe do Samu, a pessoa deve checar os sinais vitais e se a vítima estiver inconsciente e sem pulso a orientação é realizar as técnicas de ressuscitação cardiopulmonar.

Comentários (0)