Médicos e enfermeiros do TO recebem treinamento intensivo voltado a pacientes com AVC

O evento começa nesta quinta, às 19h30, no Auditório da Reitoria do IFTO Palmas, com uma palestra especial ministrada pelo neurologista Marco Túlio Araújo Pedatella

Nesta quinta-feira, 8, e sexta-feira, 9, os médicos e enfermeiros de prontos socorros que atuam em Palmas participam de um treinamento especial na Capital, voltado ao atendimento a pacientes vítimas de AVC (Acidente Vascular Cerebral), na fase aguda. O curso é promovido pela Intensicare, gestora de Unidades de Terapia Intensiva, e pela Telemed, com a parceria do Hospital Oswaldo Cruz, Boehringer e Hospital Geral de Palmas.

 

“Há pouco tempo foi instituída pelo Ministério da Saúde a linha de cuidado do AVC, que é uma linha específica para sistematizar o atendimento de pacientes da fase aguda até sua reabilitação. Temos um grande gargalo no atendimento na fase aguda, que é a fase mais crítica, e que define o prognóstico, e por isso decidimos intensificar a disseminação desse conhecimento aqui no Tocantins. Estão em funcionamento uma Unidade AVC no HGP e uma Unidade de AVC no Hospital Oswaldo Cruz, com cinco leitos específicos para esses pacientes. Tudo isso é novidade aqui no nosso Estado e precisamos preparar os profissionais para atuar nesses casos, encaminhando os pacientes com suspeita de AVC para essas unidades específicas, com neurologista disponível 24 horas. Posteriormente a ideia é realizar ações voltadas à conscientização da população, de onde deve-se procurar o atendimento, pois quanto mais rápido for o acesso ao tratamento, desde o primeiro sintoma do AVC, menos sequelas o paciente terá”, explica Rafaela Boaventura, enfermeira do Telestroke (Intensicare) em Palmas e uma das organizadoras do evento.

 

O evento começa nesta quinta, às 19h30, no Auditório da Reitoria do IFTO Palmas, com uma palestra especial ministrada pelo neurologista Marco Túlio Araújo Pedatella, coordenador do ambulatório de AVC do Hospital Geral de Goiânia (HGG) e preceptor da Residência em Neurologia do Hospital de Urgências de Goiânia (HUGO), referência na área em todo o país.

 

Já na sexta-feira, entre as 14h e as 18h, serão realizadas várias palestras com médicos especialistas do Tocantins, do Rio de Janeiro e de Goiás. Implantação e funcionamento de unidades de AVC, protocolo de atendimento a pacientes com AVC, tratamento endovascular, cuidados do AVC na UTI, aterosclerose, entre outros temas serão apresentados no treinamento durante toda a tarde.

 

Programação completa

 

Quinta-feira (08/11)

 

19h30 - Palestra – ministrada pelo médico neurologista Marco Túlio Araújo Pedatella, coordenador do ambulatório de AVC do Hospital Geral de Goiânia (HGG) e preceptor da Residência em Neurologia do Hospital de Urgências de Goiânia (HUGO) - Auditório da Reitoria do IFTO Palmas (Avenida Theotônio Segurado).

 

Sexta-feira (09/11)

 

14h – Unidades de AVC: Desafios e Perspectivas – com o Prof. Marco Túlio Araújo Pedatella (GO);

 

14h30 – Linha de cuidado do AVC no Estado do Tocantins: Onde estamos – com o Prof. Dr. Márcio Antônio Figueiredo (TO);

 

15h – AVC, HSA e uso de anticoagulantes – com o Prof. Antônio Sérgio C. B. Guimarães (TO);

 

15h30 – Protocolo de atendimento ao AVC Isquêmico Agudo na Unidade de AVC – com o Prof. Marcelo Silva Cabral (TO);

 

Coffee Break – das 16h às 16h15.

 

16h30 – Cuidados do AVC na Unidade de Terapia Intensiva – com o Prof. Dr. Alexandre Bacci (TO);

 

17h – Tratamento Endovascular do AVC Agudo – com o Prof. Dr. Orlando Maia (RJ);

 

17h30 – Aterosclerose, estenose de carótida e AVC – com o Prof. Sílvio Alves da Silva;

 

18h – Encerramento e entrega de certificados aos participantes.

Comentários (0)