Membro do Conselho da OAB-TO requer eleições diretas para escolha de desembargador

Documento foi apresentado ao presidente Gedeon Pitaluga pelo advogado Nile Willian e visa aprimorar o processo de escolha para a vaga de desembargador da advocacia prevista no quinto constitucional

Crédito: Reprodução/Instagram

O advogado Nile William Fernandes, membro do Conselho Estadual da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Tocantins, apresentou nesta terça-feira, 16, um requerimento ao presidente da instituição, Gedeon Pitaluga, para aprimorar o processo de escolha para a vaga de desembargador do quinto constitucional. A proposta vem em resposta à abertura de mais uma vaga destinada à advocacia, anunciada pelo Tribunal de Justiça do Tocantins, devido à expansão do tribunal.

 

O documento propõe que a escolha dos candidatos à vaga de desembargador seja realizada por eleições diretas, permitindo que todos os advogados e advogadas tocantinenses participem do processo de formação da lista sêxtupla. "Nós precisamos tornar o processo mais democrático", disse o advogado em um vídeo publicado na sua rede social.

 

Além de sugerir eleições diretas, o requerimento destaca a necessidade de implementar medidas para que não haja vantagem financeira para nenhum candidato, além de propor critérios para limitar gastos de campanha, assegurar a fiscalização desses gastos e garantir uma divulgação igualitária das candidaturas.   

 

"Nós vamos fazer a melhor escolha, com a máxima participação, com horizontalidade e democracia. É hora de diretas já para o Quinto Constitucional, como ocorre em outros estados e vamos também ter aqui no Tocantins", afirmou Nile em vídeo. 

 

Assista a íntegra aqui:

Comentários (0)