Um caminhão de lixo foi flagrado transportando merenda escolar e materiais de uso da unidade escolar em Lajeado, distante cerca de 50 km da capital Palmas. Segundo a denúncia de um colaborador ao Portal T1 Notícias, a Prefeitura utilizou o caminhão para fazer o transporte depois que uma escola foi interditada pelo Corpo de Bombeiros devido ao comprometimento da estrutura.
As informações da fonte são de que a Escola São Sebastião de Sales Monteiro foi vistoriada e teve um parecer do Corpo de Bombeiros solicitando à Prefeitura da cidade que fossem tomadas providências imediatas. Segundo ele, a corporação identificou problemas como goteiras em toda a escola, com risco de desabamento do telhado e exposição da parte elétrica do prédio.
De acordo com a fonte, com mais de um mês que o parecer havia sido emitido e a prefeitura não havia tomado nenhuma providência, os vereadores, uma comissão montada por professores do município e o presidente do Conselho Tutelar da cidade realizaram uma visita ao local e pressionaram a prefeitura para que a mesma tomasse providências.
A prefeitura tomou: "trocou as aulas para outra Escola, nessa substituição ela disponibilizou o caminhão do lixo para transportar as cadeiras merenda e outros materiais, expondo assim as crianças, jovens e adolescentes que estudam na escola a doenças e bactérias", disse.
Prefeitura se posiciona
Questionada sobre o fato, a prefeitura confirmou em nota a utilização do caminhão de lixo. Segundo a nota a pasta da Administração ficou responsável pelo transporte dos materiais para a nova sede da escola, mas antes disso, teria solitado que o caminhão fosse lavado a jato. De acordo com a secretária da pasta Elyneisser Pereira de Araújo, o caminhão deveria transportar apenas as carteiras escolares. Ela disse que recebeu com surpresa as imagens de que comida (melancia) e outros materiais foram transportados no caminhão.
A secretária negou que a merenda escolar tenha sido transportada no referido veículo, mas em dois carros pequenos enviados pela Administração. A secretária se absteve da responsabilidade, afirmando que não partiu da mesma a orientação para transportar outras coisas que não fossem carteiras escolares no caminhão.
Confira a nota na íntegra:
NOTA DE ESCLARECIMENTO – T1 NOTICIAS
Diante da solicitação via telefone às 15horas e 30 minutos, desta data(31/03/2014) onde trata da matéria sobre o uso do caminhão preto para o transporte de merenda escolar junto a Escola Municipal Sebastiao Sales para o novo prédio provisório Escola Natividade, localizada no setor aeroporto, no Município de Lajeado , estado do Tocantins, esclarecemos que, no dia 18 de Março (Terça- feira), em vista a ausência da Secretária Municipal de Educação, a Senhora Kênia Silva Oliveira, que se encontrava em viagem, participando de um curso de capacitação fora do Estado do Tocantins, a Secretaria Municipal de Administração, na pessoa da Secretária Elyneisser Araujo, solicitou a presença do Coordenador de Limpeza, Senhor Osvaldo Alves Moreira, para que levasse o caminhão preto ao lava-jato, com fins de dar uma geral no referido veículo, para que, o mesmo fosse usado no auxilio a mudança da referida escola, onde partiu desta Administração a seguinte ordem:
“Que o caminhão fosse ao lava jato para receber cuidados gerais de higiene e limpeza, onde o mesmo deveria estar na escola a partir das 13horas e 30minutos para o transporte das carteiras escolares.”
Tendo como surpresa as fotos divulgadas em paginas de relacionamentos sobre o transporte indevido de melancias, fogões, armários, prateleiras e outros. Causando realmente comentários por parte de algumas pessoas do Município.
Esclareceremos que, a merenda escolar não foi transportada neste caminhão e sim em 02(dois) veículos pequenos (Uno Muller – Placa OLJ 7325 / Strada MWY - 6989) solicitados na mesma data por esta administração às 07 horas da manha.
Ressaltamos que a Prefeitura Municipal de Lajeado-TO, sempre se preocupou com a boa higiene relacionada aos cuidados com a merenda escolar, tendo no quadro da Secretaria Municipal de Educação pessoas qualificadas e responsáveis por se atentarem e procederem de forma legal o transporte da merenda escolar, seja ela, em caminhão ou outro veiculo; não partindo de forma alguma da Prefeitura outra ordem a não ser o transporte das carteiras escolares.
Comentários (0)