Mestre Vassoura lança grupo Ginga Lauê Capoeira em Palmas e Miracema

Capoeirista também possui o projeto "Educando com a Capoeira", que integra as atividades do grupo com a promoção de educação e cidadania

Crédito: Divulgação

Conhecido como Mestre Vassoura, Jocivan Soares decidiu criar seu grupo de capoeira neste mês de setembro. Em entrevista ao portal T1 Notícias, ele relatou que a decisão foi tomada pelo desejo de conduzir um trabalho com mais autonomia.

 

O principal objetivo do Ginga Lauê Capoeira, segundo seu fundador, é desenvolver um trabalho com transparência e valorizar os membros da equipe, composta por graduados, instrutores, professores e contramestres. Questionado sobre os desafios que prevê para o desenvolvimento do grupo, Mestre Vassoura pontua que é a busca de apoio para os projetos desenvolvidos pela equipe.

 

Segundo Josivan, o projeto “Educando com a Capoeira”, também faz parte das atividades do Ginga Lauê. O projeto visa promover a educação e a cidadania por meio da capoeira, unindo esporte e cultura. O Mestre defende ainda que a capoeira pode ser uma ferramenta para formar bons alunos, filhos e cidadãos, além de ensinar a disciplina inerente à prática da capoeira. 

 

Conheça o Mestre Vassoura

 

Jocivan Soares Pinto, conhecido como Mestre Vassoura, é natural de Miracema do Tocantins, onde iniciou sua trajetória na capoeira em 1992. Aos 46 anos, Mestre Vassoura é casado com Marinete Lopes da Silva Pinto, a Contramestre Estrela, e pai de três filhos que também seguem a tradição da capoeira: Lucas da Silva Pinto (Professor Gafanhoto), Wenglison da Silva Pinto (Instrutor Pinguim) e Thiago da Silva Pinto (Instrutor Pincel).

 

Seu primeiro contato com a capoeira foi no Grupo Cia Terreiro, sob a coordenação do Professor Maisena, em Miracema do Tocantins. Em 2002, ao lado do Mestre Negão, contribuiu para a fundação do Grupo Capoeira Expressão. Três anos depois, em fevereiro de 2005, integrou o Grupo Capoeira Nagô, coordenado pelo Mestre Assis e, atualmente, sob a direção do Mestre Cocá.

 

Além de suas contribuições a esses grupos, Mestre Vassoura lidera o projeto "Educando com a Capoeira", uma iniciativa voltada à educação e formação de cidadãos por meio da capoeira. O projeto é realizado em Miracema do Tocantins, e o Mestre coordena uma equipe que inclui graduados, instrutores, professores e um contramestre, com o objetivo de promover tanto a prática da capoeira quanto valores sociais e culturais.

 

Comentários (0)