Ministério Público capacita conselheiros tutelares de seis municípios

O objetivo da capacitação foi proporcionar aos conselheiros conhecimentos gerais sobre infância, adolescência e violência, revisar a legislação e de proteção à criança e ao adolescente

Crédito: Divulgação/MPTO

Encerrou-se nesta quarta-feira, 08, a capacitação dos conselheiros tutelares dos municípios que compõem a Comarca de Augustinópolis: Augustinópolis, Carrasco Bonito, Esperantina, Praia Norte, Sampaio e São Sebastião do Tocantins. A formação foi viabilizada por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta firmado entre o Ministério Público do Tocantins, por meio da 2ª Promotoria de Augustinópolis, e os prefeitos das referidas cidades.


A capacitação teve início no dia 06 de setembro e foi realizada no auditório do Colégio Estadual Manoel Vicente de Souza, em Augustinópolis. O curso foi ministrado pela analista ministerial Sílvia Maria Albuquerque Soares, que atua no Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação (Caopije), do Ministério Público do Tocantins.

De acordo com o promotor de Justiça Elizon de Sousa Medrado, responsável pela ação, o objetivo da capacitação foi proporcionar aos conselheiros conhecimentos gerais sobre infância, adolescência e violência, revisar a legislação e os principais instrumentos de proteção à criança e ao adolescente, fomentar o trabalho em rede com informações sobre o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente e os Sistemas Estadual e Municipal de Educação, garantir noções básicas sobre orçamento público e Fundo da Infância e do Adolecente, entre outras informações importantes para a atuação enquanto conselheiros tutelares.

Todos os participantes da formação respeitaram as regras sanitárias de distanciamento social, uso de máscara facial e utilização de álcool em gel. Os conselheiros tutelares receberam certificados pela capacitação.

Comentários (0)