Na manhã deste sábado, 20, o ministro das Cidades, Gilberto Magalhães Occhi, entregou 660 unidades habitacionais na região Sul da Capital. A primeira solenidade aconteceu no setor Lago Sul e logo em seguida foram entregues as do setor Janaína. O evento contou com a presença do gerente regional da Caixa Econômica Federal, Vandeir Ferreira, autoridades locais e comunidade beneficiada. O prefeito de Palmas, Carlos Amastha entregou as chaves junto ao ministro.
Ao todo foram entregues 660 unidades habitacionais, sendo 300 moradias no Condomínio Residencial Lago Sul I, 360 apartamentos divididos nos residenciais Javaé, Karajá e Krahô, localizados no setor Janaína. As habitações possuem em média 48m², e para àqueles que foram constatada alguma necessidade especial, as habitações foram adaptadas conforme a deficiência.
O ministro Gilberto Occhi agradeceu pela acolhida, e ressaltou a felicidade de estar presente em um momento tão importante da vida de tantos palmenses, que é receber a casa própria. Destacando também a boa localização dos empreendimentos habitacionais da Capital.
“Vejo que este condomínio tem aqui perto, tudo para garantir a dignidade dos seus moradores, como escolas, postos de saúde, acesso a transporte público, etc. Visitei uma ETI aqui perto, e estou impressionado com a qualidade da escola, e tenho certeza que as crianças terão prazer em estudar, como terão prazer em morar neste condomínio que está todo organizado, com até decoração natalina. Sei que vocês cuidarão muito bem dele, pois a maioria aqui é como a presidenta prefere que seja, pois ela tem a certeza que quem cuida melhor de uma casa é a mulher, e a elas é dado prioridade nos critérios de avaliação da habitação”, finalizou o ministro.
Minha Casa Melhor
Para o gerente regional da Caixa, Vandeir Ferreira, estas unidades entregues reflete não apenas uma simples moradia, e sim refletirá na qualidade de vida das pessoas. “Este tipo de empreendimento possibilita a retirada de muitas pessoas da área de risco, e além disso, proporciona dignidade às pessoas”, disse o gerente, que na oportunidade ainda anunciou o benéfico “Minha Casa Melhor” da Caixa Econômica Federal, onde cada um dos proprietários dos empreendimentos pode adquirir móveis e eletrodomésticos com juros baixos, no valor de R$ 5.000,00.
Ministro visita
Em visita à Capital em virtude da entrega das moradidas, o ministro das Cidades, Gilberto Magalhães Occhi, aproveitou a oportunidade para conhecer in loco algumas das obras no município de Palmas, as quais contam com investimentos do Governo Federal.
Umas das primeiras obras visitadas por Occhi foi a drenagem e pavimentação da Av. LO 19, obra que compreende o trecho entre as avenidas NS-10 e NS-05, com lançamento no córrego pratinha. Outra importante obra visitada pela comitiva foi a recém inaugurada, Escola de Tempo Integral (ETI) Anísio Teixeira, no Setor Bertaville, que atenderá em média 1.200 novos alunos.
Durante a visita o prefeito de Palmas mostrou ao Ministro por meio de um mapa da cidade, como as obras da Capital vêm sendo pensadas, segundo disse, todas visando o adensamento da cidade, e buscando preencher os vazios urbanos, principalmente alinhando com a implantação do Bus Rapid Transit (BRT), que segundo Amastha será modelo para outras cidades. “O diferencial de Palmas é a implantação junto com outras obras sociais, como a habitação e escolas ao entorno”.
O ministro parabenizou: “a visão que eu tive hoje ao visitar a cidade, além das obras, eu andei pelas avenidas e vi o cuidado, a organização da decoração de Natal. Uma obra como aquela da ETI é fundamental para o futuro da educação das nossas crianças, isso é uma diretriz da presidenta Dilma, uma das grandes prioridades é a educação. Então, hoje eu tiro o chapéu para o prefeito Amastha pela gestão bem conduzida, não apenas pela minha avaliação, mas pelo povo de Palmas”, disse o Ministro.
(Secom/Palmas)
Comentários (0)