Miracema decreta situação de emergência e Paranã calamidade por causa de enchentes

Prefeituras emitiram decretos nesta segunda-feira, 27, buscando ajuda para atender famílias ribeirinhas atingidas que estão em áreas de risco.

Crédito: Divulgação

A Prefeitura de Miracema do Tocantins decretou situação de emergência no município nesta segunda-feira, 27, através do Decreto 331/2021, em decorrência das chuvas registradas e a elevação do nível do Rio Tocantins, Rio Providência e Córrego Correntinho, e busca junto à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil apoio dos organismos Estadual e Federal no enfrentamento da crise provocada pelas chuvas intensas nos últimos dias na cidade e região.

 

“Fica declarada situação de anormalidade por interpérie natural causada pelas fortes chuvas registradas, com alto índice pluviométrico, o que vem afetando diversas áreas do Município nos últimos dias, caracterizando assim situação de Emergência no Município de Miracema do Tocantins-TO. Fica autorizada a mobilização da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e do Sistema Nacional de Defesa civil, no âmbito do Município, sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil – COMDEC”, diz um trecho do documento.

 

No texto, a Prefeitura institui o comitê de gerenciamento de crise, formado pelos titulares das Secretarias e assessorias diretas. “Identificada eventual situação de risco de morte a particulares, o comitê de gerenciamento de crise, através da coordenadoria da defesa civil notificará o morador para deixar o imóvel imediatamente, podendo requisitar força policial para ajudar na remoção, caso haja resistência”.

 

Conforme a Prefeitura informou ontem, 27, durante todo o dia as esquipes monitoraram a situação do nível do Rio Tocantins, que esteve estável, mas está em estado de alerta de risco de nova elevação do nível. “Não há perigo de colapso da represa”, tranquilizou a prefeita Camila Fernandes.

 

Paranã decreta estado de calamidade pública

 

A Prefeitura de Paranã decretou situação de calamidade pública por causa das enchentes que atingem o município. O decreto possibilita a contratação de serviços emergenciais necessários para o atendimento aos moradores.

 

O documento também facilita a transferência de recursos Estaduais e da União para que a Prefeitura realize as ações emergenciais, além de permitir o recebimento de cestas básicas e outros itens urgentes.

 

Conforme a Prefeitura, há diversas comunidades rurais e famílias totalmente isoladas pelas enchentes e o salvamento só é possível por meio aéreo.

Comentários (0)