Miracema e Porto Nacional entram em alerta após chuvas intensas e risco de enchentes

Municípios emitiram comunicados para alertar a população. Nesse final de semana, a Praia do Funil ficou submersa, houve alagamento em Peixe e desabamento de um cais em Tocantinópolis

Famílias ilhadas em Peixe após chuvas intensas.
Descrição: Famílias ilhadas em Peixe após chuvas intensas. Crédito: Defesa Civil de Peixe

Os municípios de Miracema do Tocantins e Porto Nacional emitiram alertas nesse último domingo, 26, após as chuvas intensas que caíram nos últimos dias. As cidades pedem que a população fique vigilante com o risco de enchentes e informam que a Defesa Civil acompanha a situação e está monitorando o nível das águas. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é também de chuva para esta segunda-feira, 27, e para os próximos dias.

 

A Prefeitura de Miracema pediu que os ribeirinhos e turistas evitem o banho em praias abaixo da usina hidrelétrica de Lajeado para a prevenção de acidentes. “Devido ao aumento das chuvas na bacia do Rio Tocantins, há oscilações na vazão da usina hidrelétrica de Lajeado. Por isso, ribeirinhos e turistas, evitem o banho nas praias abaixo da usina e fiquem em alerta de alagamento. A barragem está operando com vazão acima de 6.000 M3/S e pode aumentar, conforme a intensidade das chuvas. A Defesa Civil de Miracema está em constante monitoramento e seguirá informando a nossa população através dos nossos canais de comunicação. Previna acidentes”, diz o comunicado.

 

A Prefeitura de Porto Nacional alertou a comunidade que vive às margens do Ribeirão São João que a barragem está no limite. “Devido a quantidade de chuvas que vêm ocorrendo em nosso município, a Defesa Civil e a BRK Ambiental comunicam a comunidade que vive às margens do Ribeirão São João, para que fique em estado de vigilância e alerta de alagamento, considerando que a barragem está no limite e temos previsão de chuva para os próximos dias. A Defesa Civil chama a atenção da comunidade e comunica que estão sendo tomadas as providências necessárias, no sentido de monitoramento do nível das águas, até o abandono da área de risco de alagamento caso seja necessário, a fim de garantir a segurança da comunidade”.

 

Praia do Funil submersa

 

A Praia do Funil, localizada em Miracema, ficou submersa nesse domingo, 26, após o nível de água da usina hidrelétrica de Lajeado aumentar e deixar o volume do rio tão alto que as tendas ficaram cobertas pela água. Conforme a Investco, companhia hidrelétrica responsável pela UHE Luís Eduardo Magalhães, as comportas da usina foram abertas desde o último dia 12 após aumento das chuvas na bacia do Rio Tocantins.

 

 

Desabamento em Tocantinópolis e alagamento em Peixe

 

Em Tocantinópolis, houve desabamento de um cais no centro da cidade, na beira rio, após mais de 12h ininterruptas de chuvas no sábado, 25. Não houve feridos.

 

Foto: Roberlan Cokim/TocNotícias

 

Após as chuvas intensas que caíram na região sul do Estado, em Peixe, famílias ficaram ilhadas às margens do Rio Tocantins e carros chegaram a ficar submersos. A Defesa Civil de Peixe disse que as comportas da usina hidrelétrica Peixe Angical foram abertas no final de semana em consequência das chuvas fortes nos rios Palmas e Paranã, mas algumas foram fechadas na tarde de domingo, 26, e o volume começou a diminuir.

Comentários (0)