Miss Tocantins Universo 2022 alega caso de racismo em seleção para o TO Fashion Week

Modelo registrou boletim de ocorrência por injúria nesta quarta-feira, 28

Crédito: Divulgação

Às vésperas do Tocantins Fashion Week (TOFW), evento que compõe a programação da Casa Cor Tocantins entre os dias 29 a 31 de agosto, a modelo Phatrícia Gomes de Araújo foi a público denunciar o possível caso de racismo sofrido na seleção para participar dos desfiles. Nas redes sociais, a eleita Miss Tocantins Universo (2022) narrou o ocorrido e registrou boletim de ocorrência por injúria racial nesta quarta-feira, 28.

 

Mesmo após o período de chamada pública, no qual a modelo não manifestou interesse, o TOFW convidou Phatrícia para participar e realizou as demais tratativas via aplicativo de mensagens. Já na noite desta terça-feira, 27, a ex-Miss e os organizadores do evento se reuniram e, neste encontro, ficou decidido que a prova das roupas para a passarela seria realizada na manhã desta quarta-feira, 28. 

 

Acontece que, quando a estudante de psicologia já estava a caminho, os contratantes cancelaram a reunião, faltando apenas doze minutos para o horário marcado, alegando que já teriam alcançado o máximo de vagas e que se tratava de uma seleção, não de um convite como teria sido informado anteriormente. Ao demonstrar insatisfação, a modelo recebeu a resposta de que o responsável pelo evento não esteve presente por questões de saúde no dia anterior e que, ao ver os vídeos produzidos, não teve interesse em seguir com Phatrícia. 

 

Em nota, a organização do evento destacou que a diversidade é um dos valores fundamentais do TOFW, na qual informou que 6 dos 19 modelos selecionados são pessoas declaradamente negras. A representante da modelo, a advogada Dinah Rodrigues, também se pronunciou, via esclarecimento público, sobre o ocorrido e busca reparação cível e criminal para o dano emocional causado. Veja as duas notas na íntegra abaixo:

 

NOTA PÚBLICA ADVOGADA DINAH RODRIGUES

A modelo Phatrícia Gomes de Araujo, por sua advogada, vem a público manifestar sobre o episódio narrado através de sua rede social, envolvendo a organização do evento Tocantins Fashion Week. No dia 06 de agosto de 2024, o evento TOFW publicou uma chamada para seleção de modelos que aconteceria no dia 23 de agosto na Hit Live It, às 14:00h. Apesar da chamada pública, a modelo não se candidatou para participar da seleção e não fez nenhum contato com organização a fim de compor o casting do evento. Todavia, na noite do dia 22 de agosto, recebeu uma mensagem através da página oficial do evento, convidando-a a participar e solicitando suas medidas, peso e demais informações. No dia 27 de agosto, recebeu uma nova mensagem, convidando-a para um encontro, onde passou uma avaliação e, ao final, foi informada que desfilaria no evento. 

Também foi informada que às 10:00 h da manhã de hoje, 28 de agosto, deveria comparecer ao Capim Dourado Shopping para fazer a prova de roupas. Mas enquanto se dirigia ao local, poucos minutos antes do horário combinado, foi informada que “as vagas para modelo já haviam sido preenchidas” e que Phatrícia não iria mais compor o casting, sem apresentar nenhuma justificativa. A modelo que já foi eleita Miss Tocantins Supranational em 2020, Miss Supra Norte em 2020 e Miss Tocantins Universo em 2022, no momento passa por um processo de retomada de identidade racial e usa tranças, informações que foram repassadas à organização do evento na ocasião em que entraram em contato.

A grande questão é, por que Phatrícia foi desclassificada de um evento para qual foi convidada somente após o encontro presencial?

Em nota, a organização do evento informou que “considera, além dos critérios técnicos, a diversidade como um valor fundamental e que 6 dos 19 modelos selecionados são pessoas declaradamente negras”. Fato que não retira a responsabilidade pelo constrangimento e a quebra de expectativa da modelo, que, como já informado, foi convidada e não se submeteu a nenhuma seleção.

Vale ressaltar, que a discriminação racial nem sempre ocorre de maneira explícita e se perpetua de forma velada em diversas situações de exclusão de pessoas negras de espaços. Observa-se ainda que o número informado pelo próprio evento, demonstra que há disparidade entre a quantidade de modelos negros e brancos. Por fim, as medidas nas esferas cível e criminal serão devidamente tomadas, a fim de reparar o dano emocional sofrido pela modelo, que nesse momento se encontra fragilizada.

 

Palmas, 28 de agosto de 2024.

Dinah Rodrigues

Advogada Criminalista com ênfase em Gênero e Direito Antidiscriminatório

 

 

NOTA OFICIAL TOCANTINS FASHION WEEK

O Tocantins Fashion Week tomou conhecimento, com pesar, das declarações de uma das modelos que participou do nosso processo seletivo. A organização do evento reitera seu compromisso com a diversidade e inclusão, valores intrínsecos ao DNA do TOFW desde sua primeira edição. A diversidade esteve na nossa passarela na edição de 2023, informação que pode ser confirmada pelos registros do desfile nas nossas redes sociais no ano passado. E não seria diferente nesta edição.

Esclarecemos que todos os candidatos, sem exceção, passam por um processo de seleção criterioso e igualitário, baseado em critérios técnicos e comerciais amplamente utilizados no mercado da moda, como altura mínima (1,70m para mulheres e 1,80m para homens) e, principalmente, desempenho em passarela. Reforçamos que a seleção de modelos para o TOFW considera, além dos requisitos técnicos, a diversidade como um valor fundamental. Prova disso é a composição do casting atual: dos 19 modelos selecionados, entre homens e mulheres, 6 são pessoas declaradamente negras. Temos ainda modelos 40+ (quarenta anos ou mais), 50+ (cinquenta anos ou mais) e Plus Size.

O atraso em avisar aos modelos que não foram aprovados no casting se deu ao fato do nosso Diretor Criativo, responsável pela seleção, ter passado mal e sido encaminhado às pressas para um hospital local para receber atendimento na hora do casting. Fato esse que foi avisado aos modelos que compareceram para serem avaliados. Desta forma, a equipe de apoio fez o casting gravando vídeos de cada candidato demonstrando sua passarela, para serem posteriormente validados pela Direção Criativa. Hoje, pela manhã, assim que o Diretor Criativo pode avaliar os vídeos, seguiu o mesmo critério exposto acima de aprovação ou reprovação dos candidatos. Esse imprevisto gerou o atraso nos avisos e sabemos que isso causou frustação e sofrimento. O pedido de desculpas foi feito imediatamente após o aviso da recusa no casting, antes mesmo da modelo publicar seu vídeo na internet.

 

Comentários (0)