Monitoramento e resgate da fauna no Lago Azul de Araguaína

Via Lago receberá placas de advertência alertando condutores sobre possível presença de animais silvestres; técnicos ambientais já desenvolvem trabalho no local

Via Lago receberá placas e um dique possibilitará a criação da área para Centro
Descrição: Via Lago receberá placas e um dique possibilitará a criação da área para Centro Crédito: Divulgação

Ações de resgate e de monitoramento para garantir a preservação da fauna no Lago Azul estão sendo desenvolvidas pela Prefeitura de Araguaína. Além do trabalho dos técnicos ambientais, a Via Lago receberá, nos próximos dias, sinalização para que os motoristas fiquem atentos à vida silvestre e evitem atropelamentos dos animais que sobem as encostas da avenida.

 

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente destinou quatro auxiliares, um biólogo e um agente ambiental para o trabalho. Eles também acompanharão o andamento das obras do local, como a construção da ilha artificial e da área que receberá o novo Centro Administrativo e outros empreendimentos.

 

De acordo com o coordenador do monitoramento, Aníbal Neto, o levantamento técnico constatou variedade de fauna no lago, contendo diferentes tipos de animais, como guaxinins, capivaras, preás, peixes, aves e tartarugas.

 

“A intenção é manter os animais em segurança, então, todos que forem recolhidos serão triados, e se estiverem em boas condições, serão soltos nas proximidades. Os animais encontrados com necessidade de atendimento veterinário serão encaminhados à Polícia Militar Ambiental”, explicou Neto.

 

O dique que possibilitará a criação da área que receberá o Centro Administrativo está recebendo atenção especial. O coordenador conta que, com a conclusão da obra, alguns animais permaneceram dentro da área e que estes serão deslocados para outros pontos do Lago. “Com a movimentação, houve animais que foram para outros locais, mas há aqueles que ficaram e serão deslocados, junto com filhotes e até ovos que forem encontrados”, concluiu.

Comentários (0)