Moradores das Arsos participam de reunião sobre Revisão do Plano Diretor

No intuito de agregar o maior número possível de participações e disponibilizar um canal permanente com o cidadão, a Prefeitura de Palmas disponibiliza um site

Reunião aconteceu ontem
Descrição: Reunião aconteceu ontem Crédito: Foto: Secom/Palmas

Moradores da região das Arsos participaram nesta terça-feira, 22, de mais uma reunião sobre o Plano Diretor de Palmas. O ciclo de discussões com a comunidade ainda terá três encontros, neste mês de novembro, e busca coletar sugestões e demandas da população, no intuito de construir de forma coletiva o Plano Diretor da Capital, documento que conterá diretrizes para os próximos dez anos.

 

Para o mineiro João Rodrigues, que já mora em Palmas há 14 anos, a reunião mostra que a gestão municipal busca conhecer mais de perto as necessidades de cada quadra. "Nada mais justo do que os próprios moradores apontando as diretrizes. Estou aqui para conhecer como está sendo feita essa revisão e sugerir o que acho importante para melhoria da 603 Sul. Inclusive, convoquei os outros moradores, por meio do nosso grupo no WhatsApp", contou Rodrigues, que reside na 603 sul há cinco anos.

 

Já para Jane Gaspar, diretora da escola Olga Benário, onde foi realizada a reunião, o momento fortalece a democracia. "Ouvir o outro é um exercício de democracia. Sejamos todos nós representantes da nossa comunidade. Parabenizo a todos que estão aqui, pois participar requer tempo e dedicação", declarou a diretora.   

                     

A participação em reuniões desse gênero contribui para a sociedade como um todo, segundo o arquiteto e membro do Conselho Federal de Arquitetura, Engenharia e Agronomia (Crea), Luís Hildebrando. “Temos os interesses próprios, mas o mais importante é a coletividade. Precisamos identificar as necessidades de cada localidade. Despertar o interesse das pessoas para que elas participem dessas reuniões é um grande desafio. Parabenizo a iniciativa da Prefeitura”, disse.

 

Segundo o secretário executivo do Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas (Impup) e coordenador técnico do Plano Diretor, Iapurê Olsen, as reuniões têm sido fundamentais pela qualidade das contribuições. “Temos recebido muitas sugestões. Estamos organizando tudo em documento, que será o diagnóstico da Cidade. Ainda temos muito trabalho pela frente, com nosso fluxograma sendo seguido e de acordo com as orientações recebidas por órgãos importantes como Ministério Público Estadual (MPE) e Universidade Federal do Tocantins (UFT)", avaliou Oslen.

 

Ainda de acordo com o coordenador, o eixo que mais tem recebido contribuições é o denominado desenvolvimento territorial, no qual se discute essencialmente a infraestrutura. A discussão conta também com mais dois eixos: fiscal e governança; mudanças climáticas e meio ambiente.

 

"Estamos nessa maratona desde julho. É um processo muito dinâmico, que requer muita discussão e participação. Nosso objetivo é abrir espaço para que a comunidade manifeste suas principais necessidades e que todos nós possamos criar juntos o futuro da nossa cidade", declarou titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, José Messias.

 

Participação virtual

No intuito de agregar o maior número possível de participações e disponibilizar um canal permanente com o cidadão, a Prefeitura de Palmas disponibiliza o site http://planodiretor.palmas.to.gov.br/

 

No endereço eletrônico, é possível conferir agenda, ler matérias produzidas acerca das reuniões anteriores, além de contribuir com sugestões. O espaço ficará disponível durante todo o processo de Revisão do Plano Diretor da Cidade.  

 

O site armazena ainda material fotográfico, relatórios, estudos técnicos e mapas.

 

Comentários (0)