Moradores de Novo Acordo reclamam da qualidade de água fornecida no município

De acordo com moradores, a água sai das torneias turva e com aspecto de estar suja. Há relato de crianças adoecendo. ATS se disponibiliza a prestar esclarecimentos a moradores e garante qualidade

Água que sai das torneiras
Descrição: Água que sai das torneiras Crédito: Divulgação

Moradores de Novo Acordo relataram ao Portal T1 que estão sofrendo com a falta de água no município e que a qualidade da água que está chegando em suas casas é ruim. Segundo relatos, a água que sai das torneiras é turva e, provavelmente, está provocando patologias em quem a consume. A Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) esclareceu à equipe de reportagem que o informativo sobre a qualidade da água está disponível na internet e que está disponível para prestar esclarecimentos a comunidade local.

 

A estudante Ana Francielle Ferreira da Silva relatou que a água distribuída nas casas está saindo das torneiras com uma cor escura e que não está sendo tratada como deveria, no qual ocorre principalmente no período da manhã. “O encanamento da cidade é antigo, é da época da emancipação de Novo Acordo” afirma.

 

Ana, assim como outras pessoas que entraram em contato com o Portal, diz que já sentiram sintomas parecidos após consumirem a água, característicos de desinteria, e que, ao consultarem a rede de saúde, foram informados que os sintomas podem ter se manifestado pelo consumo de água não tratada adequadamente.  “A água vem muito suja há quase um ano” protestou. Outro apontamento de Ana, é que a caixa d’água central da cidade ficou muito tempo sem tampa e que, só recentemente, a agência de tratamento providenciou uma provisória.

 

A operadora de caixa Meire Lúcia de Sousa relatou que nesta quarta-feira, 03,  está sem água em sua residência e que, quando chega, vem " muito amarela" e provoca dores de barriga. "Já chegamos a passar quatro dias sem água nomunicípio. Vai atrás de resposta , só fala que os canos são velhos. Há pouco tempo descobrimos que os canos são de amianto, que não pode nem se usar mais porque são cancerícenos" protestous. 

 

Outra situação é que alguns moradores da cidade também estão compartilhando nas redes sociais que a encanação de água tratada de Novo Acordo pode ser de amianto, o que está provocando medo na população, já que se trata de uma material cancerígeno segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) . Sobre este apontamento, a ATS esclarece que não utiliza este tipo de material das redes de distribuição nos municípios atendidos.

 

ATS informou que a consulta da qualidade da água fornecida em Novo Acordo pode ser visto no site da Agência de Saneamento no endereço: http://ats.to.gov.br/informativo-da-qualidade-2017 e que se coloca a disposição dos consumidores para esclarecer qualquer dúvida sobre os sistemas de abastecimento. 

 

 

Comentários (0)