Moradores de Pium sofrem com falta d'água há 10 dias: ATS aponta alta demanda

Desde o último dia 13 deste mês o município de Pium está com problemas no abastecimento de água. Segundo os moradores da cidade, a ATS teria informado que não há previsão para o retorno do serviço

Produção de água não supre a demanda de consumo
Descrição: Produção de água não supre a demanda de consumo Crédito: Foto: Divulgação

Há cerca de 10 dias moradores de vários bairros de Pium (TO) estão reclamando de problemas no abastecimento de água. Diante da situação, os moradores informaram ao Portal T1 Notícias que a Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) não deu a eles uma previsão para o retorno estável do serviço de abastecimento.

 

Para poder suprir as necessidades, a solução encontrada foi armazenar em baldes e vasilhas a água retirada de córregos próximos. Os bairros Aeroporto, Alto da Boa Vista, Chão de Estrelas e Flamboyant foram alguns dos locais afetados pela falta de água.

 

Em entrevista ao T1, o morador Nelson Pereira explicou que na semana passada a ATS resolveu parcialmente o problema. “Na semana passada eles abasteceram somente a região central da cidade, os outros bairros continuaram sem água”, afirmou o morador.

 

Nelson declarou ainda que, por causa da falta de água, os moradores estão tendo que comprar água mineral, pedir ajuda de amigos que tem chácaras próximas e pegar água em balneários.

 

ATS aponta dificuldade para atender parte alta da cidade

Por meio de nota, a Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), responsável pelo abastecimento de água do município, alegou ao Portal T1 Notícias que os moradores da parte mais alta da cidade demandam mais água. “O município de Pium possui dois setores, Centro e Chão de Estrela, sendo que o último além de estar localizado na parte alta da cidade, apresenta o dobro de moradores em relação ao Centro, consequentemente a demanda de água é muito maior”, informa a nota.

 

Ainda em nota a ATS explicou que atualmente o município de Pium tem uma produção de água que não supre a demanda de consumo, e que o problema se agravou este ano por conta do baixo índice de chuvas na região.

 

A agência informou que está sendo necessário fazer um revezamento na distribuição de água para que os bairros não fiquem desabastecidos o dia inteiro. “Para complementar o volume de água distribuído, foi disponibilizado um caminhão pipa que capta água em mananciais próximos e transportas até a ETA (Estação de Tratamento de Água) onde a mesma é tratada e distribuída na cidade... o que vem acontecendo são manobras de registro para que todos os moradores possam receber água tratada todos os dias. Essas manobras fazem com que o Centro seja abastecido durante o dia e o Setor Chão de Estrela das 18h às 06h”, apontou.

 

Sobre a falta de água recente, a Agência esclareceu que o problema foi ocasionado por uma descarga elétrica “devido a uma descarga elétrica, o padrão localizado na captação queimou, ocasionando queda de energia e, por consequência, o desabastecimento na cidade, uma vez que necessitamos de energia para que haja captação e distribuição de água. Este fato ocorreu entre os dias 14 e 16 de novembro, quando a companhia elétrica Energisa fez todo o restabelecimento do sistema”.

 

Abastecimento de água

A ATS não deu prazo de quando o serviço será regularizado. Segundo moradores da cidade esse problema é recorrente. “Todo ano a cidade é afetada pela falta de água e nada foi feito ainda para solucionar o problema de uma vez por todas”, completa o morador.

 

Confira a nota da ATS na íntegra

"A Agência Tocantinense de Saneamento - ATS, por meio da Diretoria de Produção, informa que o município de Pium possui dois setores, Centro e Chão de Estrela, sendo que o último além de estar localizado na parte alta da cidade, apresenta o dobro de moradores em relação ao Centro, consequentemente a demanda de água é muito maior.

Hoje o município de Pium tem uma produção de água que não supre a demanda de consumo. Este problema se agravou este ano por conta do baixo índice de chuvas na região.

Com a intenção de melhorar o volume de água, este ano a ATS transferiu a captação do Córrego Piauzinho para uma represa.

Sobre a falta de água recente, a Agência esclarece que devido a uma descarga elétrica, o padrão localizado na captação queimou, ocasionando queda de energia e, por consequência, o desabastecimento na cidade, uma vez que necessitamos de energia para que haja captação e distribuição de água.

Este fato ocorreu entre os dias 14 e 16 de novembro, quando a companhia elétrica Energisa fez todo o restabelecimento do sistema. Atualmente, nenhum bairro da cidade está ficando desabastecido integralmente, o que vem acontecendo são manobras de registro para que todos os moradores possam receber água tratada todos os dias. Essas manobras fazem com que o Centro seja abastecido durante o dia e o Setor Chão de Estrela das 18h às 06h.

Para complementar o volume de água distribuído, foi disponibilizado um caminhão pipa que capta água em mananciais próximos e transportas até a ETA (Estação de Tratamento de Água) onde a mesma é tratada e distribuída na cidade.

A Agência Tocantinense ressalta ainda, que se empenha na resolução de problemas relacionados a falta de água. E que em caso de dúvidas ou reclamações, os consumidores devem entrar em contato através do 0800 6464 195 para que obtenham atendimento imediato." 

 

Comentários (0)