Moradores de Taquaruçu fecham audiências públicas do PPA Participativo

5° e última audiência pública para elaboração do Plano Plurianual – PPA Participativo referente ao período de 2014/2017 foi em Taquaruçu.

Audiência Pública com moradores
Descrição: Audiência Pública com moradores Crédito: Divulgação

A 5° e última audiência pública para elaboração do Plano Plurianual – PPA Participativo referente ao período de 2014/2017 reuniu aproximadamente 200 moradores de Taquaruçu e região na Escola de Tempo Integral Crispim Pereira de Alencar, na tarde desta sábado, 21.

 

E conforme já vinha acontecendo nos demais encontros, os moradores foram convidados ao evento para expor sua opinião sobre as necessidades da localidade ondem vivem. Secretários e técnicos municipais se dividiram nas salas de aula para escutar os anseios da população. Embora houvesse demandas nas áreas de saúde e educação, as sugestões se centralizaram nas carências do meio rural.

 

A comunidade do assentamento Veredão participou do encontro para sondar a possibilidade da Prefeitura viabilizar mecanismos para a distribuição de água de uma cisterna. Lavínia Rodrigues, moradora do lugar, ressaltou a importância da aquisição de um padrão, mangueiras e material para fazer a base da caixa d’água e através deste mecanismo distribuir água, não só para o Veredão, como também para assentamentos vizinhos como Três Penas e Serra do Taquaruçu. “Nós conseguimos a construção da cisterna com o poder público, mas não temos condições financeiras de abastecer outras comunidades. Faz três meses que a cisterna foi instalada e está sem uso, enquanto isso, a gente tem que caminhar quilômetros para garantir água pra dentro de casa, para as plantações e para os animais”, lamentou a produtora rural.

 

O estudo de deslocamento de máquinas para melhorar as estradas que dão acesso aos povoados de Taquaruçuzinho e Mutum foi a demanda apresentada pelo presidente da Associação de Produtores rurais destas regiões, Hudson Terêncio. Ele reclama que na época da chuva a situação fica muito preocupante, que por se tratar de uma área de serra, “há alagamentos nas baixadas, fica inviável o escoamento da produção agrícola,” lembrou.

 

A reunião que encerra as consultas públicas do PPA Participativo foi também momento de agradecer. E Erotides Costa Rodrigues não mediu palavras para elogiar a 7° edição do Festival Gastronômico. “Comi muito, muito mesmo. Eu só tenho coisa boa pra falar da organização e da segurança. Nunca tinha acontecido um evento desta grandiosidade aqui no distrito. Estou ansioso já para o ano que vem”, exaltou o produtor de hortaliças.

 

Todos os documentos elaborados a partir dos cinco encontros serão compilados e encaminhados ao corpo técnico de profissionais da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão que já trabalha na elaboração do orçamento para os próximos quatro anos.

 

 

 

Comentários (0)