A paciente Joicy da Silva Tavares, uma das quatro vítimas da explosão ocorrida em um restaurante na quadra 1.206 Sul, em Palmas, na tarde desta quarta-feira, 3, morreu na madrugada desta quarta-feira, 4, no Hospital Geral de Palmas (HGP). A informação da morte da jovem foi confirmada em nota pela Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO). Na nota, a SES-TO destaca que, mesmo com todos os esforços das equipes multiprofissionais, a paciente foi a óbito, na madrugada da quinta-feira, 04, motivo pelo qual a Pasta lamenta e se solidariza com familiares e amigos.
Joicy era estudante do 3º período do curso Bacharelado em Engenharia Elétrica do Instituto Federal do Tocantins (IFTO). A instituição divulgou nota de pesar pelo falecimento da jovem e decretou luto oficial por três dias no âmbito do IFTO, conforme a Portaria REI/IFTO Nº 92.
Em nota atualizada, a Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (Semus) informa que a paciente atendida na Unidade de Pronto Atendimento Norte (UPA) que sofreu queimaduras de segundo grau no pé e tornozelo direito. recebeu alta ainda no final da tarde de quarta-feira, 3. Ela foi medicada e recebeu todos os cuidados necessários pela equipe da unidade.
A explosão, conforme testemunhas, pode ter ocorrido a partir do uso de álcool utilizado para acender um rechaud, um tipo de fogareiro usado para aquecer comida. O produto teria derramado e causado uma pequena explosão. Num primeiro momento, houve quatro pessoas feridas e clientes e vizinhos do estabelecimento muito assustados. As vítimas foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Com queimadura de segundo grau, uma delas foi encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região Norte. As outras três, com queimaduras de terceiro, para o Hospital Geral de Palmas (HGP), duas delas em estado grave.
Em nota encaminhada ao T1 Notícias, o Corpo de Bombeiros esclareceu que não atuou diretamente na ocorrência, apenas deu orientações. Conforme os Bombeiros, quando a primeira viatura chegou ao local as vítimas já haviam sido conduzidas pelo Samu, e o princípio de incêndio já havia sido extinto por terceiros.
Em nota, as Secretarias Municipal e Estadual de Saúde se manifestaram. Confira abaixo as notas:
Em sua rede social, a autônoma, Andreia Motta contou como tudo aconteceu. Em seu relato, ela conta que estava no local com o filho de seis anos, quando o acidente aconteceu. "Estava colocando a meu almoço. Tinha acabado de chegar e ouvi um barulho. Fez um barulho, mas não muito alto. Com isso o fogo já subiu, foi muito alto. Tive a impressão de que foi álcool, porque tem aqueles rechaud que coloca o álcool para ficar a comida quente. E pela forma que pegou fogo na funcionária parece que foi álcool. O fogo subiu de baixo para cima pegou fogo no corpo dela e aí já foi passando para as paredes. Foi muito rápido".
Nota atualizada da Secretaria Municipal da Saúde (Semus):Segunda atualização - Churrascaria Temperus
Após revisão das fichas de atendimentos, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Serviço Móvel de Urgência (SAMU), prestou socorro e remoção de cinco vítimas de uma ocorrência no Restaurante Temperus, na quadra 1.206 Sul, no início da tarde da última quarta-feira.
A vítima encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento Norte (UPA) sofreu queimaduras de segundo grau no pé e tornozelo direito e, após ser medicada e receber todos os cuidados necessários pela equipe da unidade, recebeu alta no final da tarde do mesmo dia.
As outras quatro vítimas (duas mulheres e dois homens), sofreram queimaduras de terceiro grau e foram encaminhadas para o Hospital Geral de Palmas (HGP) , sob cuidados do governo do Estado.
Secretaria Municipal da Saúde de Palmas, 05 de janeiro de 2023, às 16h40.
Nota
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-TO) informa que quatro pessoas foram acolhidas, na quarta-feira, 03, no Hospital Geral de Palmas (HGP), vítimas de queimaduras.
A SES-TO destaca que mesmo com todos os esforços das equipes multiprofissionais, a paciente Joicy da Silva Tavares foi a óbito, na madrugada da quinta-feira, 04, motivo pelo qual a Pasta lamenta e se solidariza com familiares e amigos.
A SES-TO pontua que com base na resolução n° 1.638/2002 do Conselho Federal de Medicina, não é autorizada a repassar informações contidas nos prontuários dos demais pacientes, sem o consentimento de familiares ou responsáveis legais.
Palmas, 04 de janeiro de 2024
Secretaria de Estado da Saúde
Da SES-TO: A Secretaria Estadual de Saúde (SES-TO) informa que três pessoas foram acolhidas, na quarta-feira, 03, no Hospital Geral de Palmas (HGP), vítimas de queimaduras, vítimas de acidente doméstico e seguem sob os cuidados da equipe multiprofissional da unidade.
A SES-TO destaca que com base na resolução n° 1.638/2002 do Conselho Federal de Medicina, não é autorizada a repassar informações contidas nos prontuários de pacientes, sem o consentimento de familiares ou responsáveis legais.
Comentários (0)