Motorista derruba poste em acidente na Avenida JK e outro cai após impacto

A Energisa orientou que vítimas deste tipo de acidente devem permanecer dentro do veículo até a chegada do socorro e que não devem tentar deixar o veículo por conta própria

Homem ajuda vítimas a sair do veículo após acidente
Descrição: Homem ajuda vítimas a sair do veículo após acidente Crédito: Divulgação

Dois postes de energia foram derrubados na tarde desta quarta-feira, 13, na Avenida JK, em Palmas, próximo à quadra 108 Norte, em frente a uma escola particular, após uma motorista perder o controle do veículo SUV que conduzia e colidir em um dos postes, que acabou derrubando uma segunda estrutura em consequência do impacto.

 

O trânsito no local chegou a ser interditado já que os fios elétricos ficaram sobre a via, causando riscos a quem passasse pelo local. O acidente deixou três quadras da região sem energia elétrica, afetando mais de 1,5 mil residências, mas a situação foi normalizada cerca de uma hora depois.

 

Equipes da Polícia Militar, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e da Energisa estiveram no local realizando atendimentos. A motorista e mais uma passageira foram retiradas do carro, por um morador da Capital que passava pelo local, instantes após o acidente. Vídeos do momento da saída das vítimas do veículo foram registrados e divulgados nas redes sociais.

 

Sobre situações como essa, a Energisa orientou que vítimas deste tipo de acidente devem permanecer dentro do veículo até a chegada do socorro e que não devem tentar deixar o veículo por conta própria, já que os cabos dos postes permanecem energizados e podem eletrocutar qualquer pessoa.

 

As duas mulheres sofreram ferimentos leves e foram encaminhadas a um hospital particular de Palmas para avaliação e atendimento médico. As causas do acidente não foram divulgadas, mas serão apuradas.

 

Postes derrubados em acidentes

 

De acordo com dados da Energisa, de janeiro a julho do ano passado, a concessionária substituiu 531 postes em função de danos causados por acidentes de trânsito. A colisão em postes, além de comprometer a segurança da vítima do acidente, também coloca em risco a população da região afetada e compromete o fornecimento de energia. As principais causas de colisões são a imprudência de motoristas, com o excesso de velocidade e a utilização de celular enquanto dirigem.

 

O custo médio de substituição de postes é de R$ 3 mil e deve pago pelo condutor responsável pela colisão. Quando um transformador é afetado no acidente envolvendo poste, esse custo pode ultrapassar os R$ 10 mil. O custo de substituição não se resume somente aos postes derrubados, pois depois de trocar o poste é necessário que seja feita uma inspeção no trecho afetado com o intuito de verificar a existência de alguma anomalia na rede consequente da colisão. Caso existam mais estruturas condenadas pela colisão, o custo pode se elevar bastante.

Comentários (0)