Motoristas cometem mais de 10 mil infrações por excesso de velocidade em um mês

Foram registradas em Palmas, somente no mês passado, 14.868 infrações e a mais cometida pelos motoristas foi a alta velocidade

Maioria das multas em Palmas ocorre por excesso de velocidade
Descrição: Maioria das multas em Palmas ocorre por excesso de velocidade Crédito: Júnior Suzuki

Apesar das ações de conscientização desenvolvidas pela Prefeitura de Palmas durante o Maio Amarelo, o mês de maio foi marcado pelo desrespeito à sinalização e às leis de trânsito na Capital. Foram registradas em Palmas, somente no mês passado, 14.868 infrações e a mais cometida pelos motoristas foi a alta velocidade. Em apenas um mês, foram 10.117 autuações a motoristas que transitaram em velocidade superior à máxima permitida na via, nesse caso quando a velocidade foi superior à máxima em até 20%. Ainda de acordo com os dados, 1.213 condutores foram flagrados avançando o sinal vermelho nas vias da Capital.

 

“A regulamentação dessa velocidade não é feita aleatoriamente. Quando o gestor ou a própria lei restringe a velocidade de determinada via precisa ter um limite há um propósito para isso. Tudo foi estudado, planejado. É uma via que pode ter mais interseções, o fluxo de pedestre pode ser maior e se o motorista estiver acima da velocidade e tiver que fazer uma frenagem brusca, certamente, não conseguirá parar em segurança”, afirma a perita da Polícia Civil, Valéria Viana Barbosa.

 

Segundo a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, esses dados são de locais conhecidos pela população por ter fiscalização eletrônica, visto que não há equipamento novo instalado nos últimos meses, e mesmo assim, esse tipo de infração continua a crescer. “Mesmo com a quantidade de equipamentos de redutor de velocidade, os índices de infrações, e consequentemente acidentes, ainda são altos”, lembra a gerente de Fiscalização no Trânsito, Glauce Kelly de Souza.

 

Outras infrações que também estão entre as mais cometidas pelos motoristas de Palmas: não usar o cinto de segurança, dirigir o veículo utilizando telefone celular, conduzir os veículos sem que esteja licenciado e recusar teste de etilômetro - só em maio foram registradas 42 recusas.

 

“Diante de tantas imprudências e desrespeito à sinalização o resultado foi um Maio Amarelo com 322 acidentes, sendo quatro com vítimas fatais”, aponta o superintendente de Trânsito e Transporte, Elissando Honorato. Os dados foram repassados pelo Sistema Integrado de Operações (SIOP) e da Comissão de Gestão de Dados e Informações do Programa Vida no Trânsito.

 

Balada Segura

 

Para combater a alcoolemia no trânsito e suas consequências, a Prefeitura e vários órgãos se uniram no Programa Balada Segura, que tem por objetivo retirar das ruas motoristas embriagados. No mês de maio, o Balada Segura realizou 23 operações nas madrugadas, 42 recusas, três condutores tiveram testes positivos e cinco se enquadraram em crime de trânsito e os condutores foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil.

Comentários (0)