Motoristas que deixam de fazer check in no estacionamento rotativo são multados

SMATT está multando usuários que deixam de fazer check in no estacionamento rotativo em Palmas. Prefeitura ressalta que competência para realizar auto de infração é do agente de trânsito

Estacionamento rotativo em Palmas
Descrição: Estacionamento rotativo em Palmas Crédito: Aline Batista

Usuários do estacionamento rotativo de Palmas estão sendo multados por agentes de trânsito da Secretaria de Acessibilidade, Mobilidade, Trânsito e Transporte (SMAMTT) por não realizarem o check in. O Código de Trânsito Brasileiro regulamenta a multa de trânsito para o motorista que não pagar o estacionamento.

 

Na Câmara de Palmas

O estacionamento rotativo foi assunto debatido nesta quinta-feira, 23, durante sessão solene na Câmara Municipal de Palmas. O vereador do bloco de oposição Júnior Geo sugeriu o cancelamento da licitação para o estacionamento rotativo da capital.

 

A proposta é de que os valores arrecadados nessa cobrança sejam repassados a entidades como Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE. “Ao invés de se repassar as arrecadações para uma empresa que nem se encontra em Palmas, os recursos podem ser destinados a entidades que não tenham fins lucrativos. E caso isso não possa ocorrer, pode-se ainda dividir os valores compartilhando os bolsões”, explicou o vereador.

 

Em nota enviada ao Portal T1 Notícias na tarde desta quinta-feira, 23, a Prefeitura de Palmas informou que a fiscalização está sendo realizada no estacionamento com base no Código de Trânsito Brasileiro, e que “quem utiliza o estacionamento rotativo sem fazer checkin, realizar pagamento, ou ultrapassar o período pago comete infração de trânsito e está sujeito a multa. Nesse caso o TPU é utilizado para regularizar a situação”.

 

A nota ressalta que o monitoramento é feito pelos agentes da Blue mas que a competência para realizar o auto de infração é do agente de trânsito.

 

Confira a nota na íntegra:

 

NOTA

Assunto: Rotativo

Data: 23/03/17

A Prefeitura de Palmas informa que foi iniciada fiscalização no estacionamento rotativo, com base no Código de Trânsito Brasileiro e na resolução 302 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que trata dos estacionamentos especais, como rotativo pago.

Contudo, quem utiliza o estacionamento rotativo sem fazer checkin, realizar pagamento, ou ultrapassar o período pago comete infração de trânsito e está sujeito a multa. Nesse caso o TPU é utilizado para regularizar a situação.

A prefeitura ressalta que, conforme monitoramento dos agentes da Blue, os agentes de trânsito são acionados e caso seja constatada irregularidade é lavrado o auto de infração de trânsito. Ressalta ainda que a competência para realizar o auto de infração é do agente de trânsito.

Comentários (0)