Movimento “Tocantins Inteligente” assume ideia e coordenação dos protestos

Movimento criado por garoto de 15 anos e coordenado por um colegiado sem participação partidária, promete parar Palmas nesta quinta-feira. Concentração será na Praça dos Girassóis

O movimento “Tocantins Inteligente” criado por um garoto de 15 anos de idade e que, por ser menor de idade não pode estar à frente das manifestações, está assumindo publicamente a ideia e coordenação dos protestos desta quinta-feira, 20, na Capital.

De acordo com um dos integrantes do “Tocantins Inteligente”, João Paulo Leite, como o idealizador do protesto é menor de idade, a ideia foi assumida de forma colegiada por um grupo de pessoas que não é ligada a partido politico. Na página do movimento, mais de 13 mil pessoas confirmam presença no ato.

Ele afirmou que, depois que o movimento tomou corpo e ganhou a simpatia da população, diversos segmentos foram sendo agregados. “Mas queremos deixar bem claro que a ideia partiu do movimento Tocantins Inteligente e que está sendo coordenado por um colegiado sem vínculos com partidos políticos”, argumentou.

João Paulo Leite argumenta que o movimento é espontâneo. “Não tem entidade ou partido por trás do movimento. É uma ação independente que tem uma coordenação responsável pela mobilização da sociedade”, argumentou.

O integrante do “Tocantins Inteligente” afirmou ainda que todos os custos para a mobilização da comunidade estão sendo bancada pelos próprios organizadores através do "rateio" das despesas com confecções de cartazes, faixas e panfletos.

Segundo João Paulo, a estratégia de ação do protesto foi definida em uma reunião na Universidade Federal do Tocantins na terça-feira, 18. “O colegiado abriu para a participação de diversas pessoas”. João Paulo afirmou que não será permitida a partidarização do movimento. Outra reunião está marcada para as 10h30 desta quinta-feira na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Reivindicações

Entre as reivindicações do protesto desta quinta-feira, estão a redução das tarifas do transporte coletivo e o fim do monopólio e passe livre no transporte coletivo e fim da corrupção.Os manifestantes estão convocados para se reunirem às 17 horas na Praça dos Girassóis, em frente ao Shopping Bela Palmas. Dali eles vão até a Estação Apinajé, depois passam pelo Palácio Araguaia e seguem para a frente da Prefeitura, na Avenida Jk.

 

Comentários (0)