O Movimento Universitário pela Diversidade Afetivo-Sexual (Mudas), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), realiza neste domingo, 3, o piquenique do "Orgulho LGBT". O evento marca o Dia Internacional do Orgulho LGBT, que é lembrado em 28 de junho. O piquenique será no Parque Cesamar, a partir das 16h30.
Danuta Duarte, acadêmica de Medicina da UFT e integrante do Mudas, destaca a importância do evento para o fortalecimento do movimento. "A nossa união é imprescindível, sobretudo agora, quando vemos o ódio ganhar espaço no Brasil e no mundo, se materializando nas violências cotidianas e no massacre em Orlando. Nossa existência é uma luta diária contra o preconceito e a discriminação", disse.
Ainda segundo Danuta, todos podem participar do piquenique sendo gay, hétero, lésbica, bissexual, travesti, transexual ou drag queen, e reforçou que, "é possível conviver com a diversidade", ressalta.
Brendhon Andrade, estudante do curso de Direito da UFT, diz que em celebração ao orgulho como LGBT, a data relembra o dia em que gays e lésbicas, na década de 60, resistiram ao ataque dos policiais, em Nova Iorque, o que marcou o primeiro movimento de orgulho LGBT. "O evento é para afirmar o orgulho e lutar contra o preconceito e a discriminação, além de exigir do poder público os nossos direitos", conclui.
A data
Conhecido como Dia Internacional do Orgulho LGBT (Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transexuais), ou simplesmente Dia do Orgulho Gay, a data tem o principal objetivo de conscientizar a população sobre a importância do combate à homofobia para a construção de uma sociedade livre de preconceitos e igualitária, independente do gênero sexual.
O Dia do Orgulho LGBT foi criado e é celebrado em 28 de junho em homenagem a um dos episódios mais marcantes na luta da comunidade gay pelos seus direitos: a Rebelião de Stonewall Inn. Em 1969, esta data marcou a revolta da comunidade LBGT contra uma série de invasões da polícia de Nova Iorque aos bares que eram frequentados por homossexuais, que acabavam por ser presos e sofrer represálias por parte das autoridades.
A partir deste acontecimento, foram organizados vários protestos em favor dos direitos dos homossexuais por várias cidades norte-americanas. A 1ª Parada do Orgulho Gay foi organizada no ano seguinte (1970), para lembrar e fortalecer o movimento de luta contra o preconceito. A Revolta de Stonewall Inn é tida como o “marco zero” do movimento de igualdade civil dos homossexuais no século XX.
(Com informações da Ascom/Mudas)
Comentários (0)