MP requer informações sobre cessão de Maria Luiza: secretária pode sair dia 30

O promotor de Justiça do estado de Sergipe disse que processo possui prazo de 123 dias para ser analisado. Já informações extraoficiais dizem que secretária pode deixar cargo nos próximos dias...

Posse de Maria Luiza em janeiro deste ano
Descrição: Posse de Maria Luiza em janeiro deste ano Crédito: Lourenço Bonifácio

O Ministério Público de Sergipe (MPE-SE), por meio do promotor de Justiça do Patrimônio Público, René Erba, informou ao T1 Notícias na manhã desta segunda-feira, 11, que solicitou informações ao Estado do Tocantins sobre a cessão da secretária municipal de Desenvolvimento Social, Maria Luiza Felizola Leão.

De acordo com Erba, o Inquérito Civil nº 17.12.01.0085 encontra-se em andamento na Promotoria de Justiça Especializada de Sergipe, e eles possuem o prazo de cento e vinte e três dias para conclusão do processo. Possíveis irregularidades na cessão da secretária para o Tocantins são investigadas, conforme informou o promotor.

Maria Luiza é concursada desde maio de 1986 pelo estado de Sergipe, como Procuradora da Fundação Renascer, e ficou cedida para a Assembleia Legislativa (AL) do Tocantins com ônus para o órgão de origem, conforme Diário Oficial da AL, durante seis anos, de janeiro de 2007 a dezembro de 2012. A secretaria assumiu a pasta no Paço no início do deste ano.

 

Possível saída

Conforme informações extraoficiais obtidas pelo T1 Notícias, a secretária poderá deixar a pasta do Desenvolvimento social até o dia 30 deste mês. A assessoria da secretaria, em conversa com a reportagem disse desconhecer a informação de uma possível saída de Maria Luiza.

 

Secretariado em baixa

Caso a informação obtida pelo T1 Notícias seja confirmada, Maria Luiza seria a quarta integrante do primeiro escalão da Prefeitura de Palmas a deixar o cargo este ano.  

O secretario de Assuntos Jurídicos, José Roberto Torres Gomes, esposo de Maria Luiza, entregou o cargo ao prefeito Carlos Amastha (PP) em reunião de secretariado ocorrida no final de outubro. Oficialmente a entrega acontece para que Gomes, que é do quadro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) concorra à vaga de Procurador de Contas, para a qual contaria com o apoio do presidente do TCE, conselheiro Wagner Praxedes.

Em agosto deste ano o então secretário de  Transparência e Controle, João Lira Braga Junior também pediu para deixar o cargo após a polêmica na contratação da Terra Clean, que atualmente cuida dos serviços de coleta de lixo em Palmas. Já em junho de 2013, o primeiro a deixar o cargo de secretário foi Walter Balestra, que estava à frente da pasta da Saúde.

Inicialmente foi informado que ele sairia de férias por 60 dias, e que poderia retornar ao cargo, o que não ocorreu, pois o petista Nicolau Esteves foi nomeado posteriormente para assumir a função.

 

NOTA - TCE

Sobre as eleições para a escolha do novo procurador-geral de contas, o Tribunal de Contas esclarece que:

1. As eleições serão realizadas na próxima quinta-feira, 14 de novembro.

2. Em nenhum momento o presidente desta Corte de Contas manifestou apoio a algum candidato e nem mesmo foi procurado nesse sentido. 

 

(Atualizada às 17h55 para inserção de nota do TCE)

Comentários (0)