MPE recomenda que município de Novo Acordo regularize abastecimento de água

Equipe do MPE constatou que a água é imprópria para o consumo e apontou a necessidade de reforma no sistema de abastecimento de água, quanto à estrutura física e equipamentos

Qualidade da água foi relatada por moradores ao MPE
Descrição: Qualidade da água foi relatada por moradores ao MPE Crédito: Divulgação

O Ministério Público Estadual (MPE) fez uma recomendação administrativa ao município de Novo Acordo, para que a gestão reative o sistema de cloração da água e mantenha permanentemente estoque de cloro, para que seja regularizado o sistema de abastecimento de água na cidade. Conforme o MPE, as medidas devem ser cumpridas no prazo de 15 dias.

 

As falhas foram verificadas pelo Centro de Apoio Operacional de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente do Ministério Público (Caoma), que constatou que a água é imprópria para o consumo e apontou a necessidade de reforma no sistema de abastecimento de água, quanto à estrutura física e equipamentos.

 

Segundo a promotora de Justiça de Novo Acordo, Renata Castro Rampanelli, a água consumida pelos moradores vem sendo alvo de reclamações. A comunidade relata a coloração amarela, considerada inadequada.

 

O MPE ainda recomenda que a prefeitura da cidade apresente cópia do Plano de Amostragem, conforme estabelecido no art. 41 da Portaria de Consolidação nº 05/2017 do Ministério da Saúde, cópia de relatórios de análises de água do sistema de tratamento de água, bem como comprovar reforma e estruturação do sistema de abastecimento, a instalação de hidrômetros em todas as residências abastecidas, a regularização perante o órgão ambiental e o licenciamento do sistema de abastecimento.

 

(Com informações da Ascom/MPE)

Comentários (0)