Inaugurado há 33 anos, o Centro Empresarial Wilson Vaz, localizado no Plano Diretor Sul de Palmas, foi alvo de uma vistoria do Ministério Público do Tocantins (MPTO). Durante a inspeção, a 23ª Promotoria de Justiça da Capital constatou diversas irregularidades, como fiação elétrica exposta no último piso, banheiros em condições insalubres, salas abandonadas e uma caixa d’água aparentemente escorada de forma irregular no primeiro piso.
Também chamou atenção a presença de um depósito de colchões no primeiro andar, fabricados com espuma de poliuretano — material classificado como altamente inflamável. No térreo, foram encontrados indícios de comprometimento da estrutura física, com corrosões, bicheiras e manchas marrons que podem indicar deterioração de elementos estruturais metálicos. Em uma das salas, há infiltração de água pelo piso e desgaste no teto que expõe o pavimento superior. Um comerciante relatou que parte da cobertura teria desabado sobre uma mulher.
Em razão das irregularidades encontradas, a promotora de justiça, Kátia Gallieta, responsável pela 23ª promotoria e coordenadora da ação, informou que será expedida recomendação à administração do centro comercial para que seja elaborado um estudo técnico predial, além de requerer vistoria da Vigilância Sanitária Municipal quanto às condições de saúde e higiene do espaço. Ela ainda requisitou à Defesa Civil de Palmas que seja elaborado um relatório técnico para verificar as condições estruturais do prédio e que o Corpo de Bombeiros apresente um projeto de prevenção e combate a incêndios.
A vistoria contou com o suporte técnico do Centro de Apoio Operacional do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Caoma), e com a participação de equipes do Corpo de Bombeiros Militar, da Defesa Civil Municipal e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Serviços Regionais. Representantes da administração do prédio — incluindo advogado, engenheiro e administradora — acompanharam parte da inspeção. Na ocasião, foram testados os sistemas de combate a incêndio, como mangueiras, alarmes e extintores, os quais se encontravam em funcionamento e com validade regular.
Histórico
Inaugurado em 1992, o Centro Empresarial Wilson Vaz foi o primeiro prédio comercial de Palmas. Com três pavimentos, o espaço foi originalmente projetado para abrigar 284 salas comerciais. Atualmente, o local sedia estabelecimentos variados, como ateliês de corte e costura, bordados, confecção de jalecos, sapateiro, barbearia, loja de carimbos e escritório de contabilidade.
Comentários (0)