Um grupo de mulheres artistas tocantinenses uniu cores e criatividade para transformar a sede da Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer, um espaço de acolhimento em Palmas. O local ganhou um mural intitulado Jardim da Esperança, que será inaugurado no dia 08 de dezembro, na sede da Liga. A ação integra o projeto Balde de Tinta, criado pelo Coletivo Flácido e idealizado pela produtora cultural Marianna Castro – conhecida como Omanna na cena artística palmense.
A iniciativa reuniu profissionais que atuam com grafite, muralismo e artes visuais. Além de Omanna, participaram da ação Isabela de Barros (Catau), Ludmilla Weber (Ludbird), Sara Gomes (Leoa do Norte) e Loury Lay Gomes (Almeidaetal).
O objetivo do projeto é levar a arte urbana a espaços públicos da capital tocantinense e usá-la como agente transformador em ambientes de cuidado. Segundo Marianna, a escolha da Liga como local do primeiro projeto nasceu do reconhecimento do trabalho realizado pela instituição e como forma de melhorar a acolhida para as pessoas com câncer e seus familiares. “A arte tem esse poder regenerador. Às vezes, só colorir uma parede já muda a sensação de quem passa por ali, traz conforto, respiro e até reflexão”, afirmou.
Projeto Balde de Tinta
O Balde de Tinta conta com apoio do edital da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) e tem como objetivo levar arte urbana a espaços públicos da capital, especialmente locais de cuidado e convivência.
A iniciativa também possui um viés formativo, reunindo artistas tocantinenses para troca de técnicas, experimentação e construção coletiva. O projeto prevê novas edições em diferentes pontos de Palmas, como restaurantes comunitários, universidades e áreas de grande circulação.
Serviço
Data e horário: 08 de dezembro de 2025, às 18 horas
Local: sede da Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer (Quadra 203 Sul, Avenida L0-05, s/n - Palmas - TO)
Comentários (0)