Com sala de aula lotada, teve início na quarta-feira, 5, a aula inicial do Curso de Mecânica de Injeção Eletrônica, do Programa Jeito de Mulher, executado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) e Sistema Nacional de Emprego (Sine). As aulas estão acontecendo nos períodos da tarde e da noite. O curso de qualificação profissional tem carga de 160 horas aulas, com direito a certificado.
O Jeito de Mulher é direcionado para atender mulheres, preferencialmente de baixa renda, na condição de desemprego ou subemprego e também para aquelas que querem entrar no mercado de trabalho e atuar em profissões tradicionalmente masculinas, a exemplos das profissões de mecânica de injeção eletrônica e mecânica de motos.
A assistente social e instrutora do curso, Rosimeire dos Santos, explicou que, nessa primeira aula, as participantes estão recebendo informações mais voltadas para o empoderamento. “São conhecimentos que visam potencializar a conscientização civil sobre os direitos sociais e civis, informam sobre o atual contexto do mercado de trabalho e sobre o posicionamento da mulher frente à profissões que tradicionalmente eram ocupadas por homens, entre outras abordagens”, informou. Já as aulas práticas terão inicio na segunda semana do curso, quando o as participantes tiverem obtido um conhecimento mais amplo.
Antonia Ferreira Sampaio, uma das alunas que participa do curso, falou da impressão que está tendo na primeira aula. “O curso está sendo excelente. O que está sendo abordado aqui está abrindo muito a minha mente”, afirmou. Sobre a escolha do curso ela disse se identificar muito com a área. “Sou muito curiosa e já faço consertos em celulares. No momento estou desempregada e vi no curso um novo nicho de mercado e uma grande oportunidade de trabalhar”, alegou.
Mirian Karine Castro também está no curso de Injeção eletrônica e achou atrativa a abordagem sobre a inserção da mulher em áreas que tradicionalmente não são do trabalho feminino. “Estou achando interessante, são assuntos voltados para a sociologia, sobre características da mulher e o trabalho feminino”, disse. “É muito importante saber que é direito da mulher escolher a área em que quer trabalhar, como também que há uma história de luta feminina da qual a gente não tem muita consciência, porque às vezes não buscou esse conhecimento”, refletiu.
O secretário executivo da Setas, Thiago Costa, informou que além de oferecer os cursos, com materiais e equipamentos, gratuitamente, o Governo do Tocantins, por meio da Setas, também se preocupou em garantir um espaço para as mulheres no mercado de trabalho. “A Setas fechou parceria com algumas empresas e as alunas que obtiverem maior rendimento, ao término do curso já sairão empregadas”, garantiu Thiago.
Ação
O Projeto Jeito de Mulher é uma política pública do Governo Federal, com contrapartida do Estado do Tocantins, e gerido pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas)/Serviço Nacional de Emprego (Sine), que tem como objetivo a geração de emprego e renda.
Além de participarem do curso gratuitamente, as alunas receberam também o material didático das aulas teóricas, os materiais e os equipamentos de segurança para as disciplinas práticas, além do lanche e vale-transporte.
Comentários (0)