Mutirão contra Aedes aegypti visita mais de mil imóveis na 605 Norte, em Palmas

Durante a ação, os moradores recebem orientações acerca das medidas necessárias para evitar o surgimento do mosquito

Mais de mil imóveis deverão ser visitados nesta sexta-feira, 16, durante o mutirão de combate e prevenção ao mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika vírus echikungunya, que está sendo realizado na Quadra 605 Norte. A ação está sendo realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), com agentes de combate a endemias, e apoio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e homens do Corpo de Bombeiros.

 

Durante a ação, os moradores recebem orientações acerca das medidas necessárias para evitar o surgimento do mosquito. O supervisor da área, Adão José Teixeira, explica que no mutirão além de levar a informação, também é solicitada a colaboração da comunidade para que evite deixar vasilhames que possam acondicionar água ao relento, caixa d água abertas, calhas entupidas e que os vasos de flores contenham areia.  “São iniciativas simples no dia a dia que podem evitar o surgimento do mosquito Aedes aegypti, transmissor dessas doenças”, destacou.

 

Para o capitão do Corpo de Bombeiros, Marcelo Marinho de Melo, a participação deles é de suma importância em defesa da sociedade. “Sabemos da quantidade de pessoas que estão ficando doentes, então estamos trabalhando em parceria com o município e estado para reduzir os casos”, ressaltou.

 

O aposentado Luiz Souza Galvão ficou satisfeito após a inspeção em seu imóvel, aonde não foram encontrados focos. “Faço questão de limpar, capinar, virar as vasilhas de boca para baixo.  Não quero que ninguém fique doente por causa de um descuido meu”, disse ele.

 

Já na residência de outra moradora foi encontrado um foco em uma vasilha de água para cachorro.  “Estes tipos de vasilhames precisam de muito cuidado, principalmente quando esquecidos por vários dias”, o ideal é que lave-os e troque águas todos os dias”, explicou o supervisor Adão Teixeira.

Comentários (0)