Um grande mutirão de limpeza será realizado no leito do Ribeirão Taquaruçu Grande, em Taquaruçu, a partir das 8h do próximo sábado, 15. O evento é organizado pela ONG ambiental Água Doce, que atua em defesa da Bacia do Taquaruçu, e terá a participação dos moradores do Distrito, além de voluntários, e o apoio do Exército, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar Ambiental . Três trechos num total de 1.500 metros foram escolhidos para a realização da atividade.
Segundo informações da organização, o mutirão recolherá todo o lixo jogado nas margens do ribeirão e haverá ainda a retirada de troncos e garranchos no leito. Em sua página no Facebook, a ONG Água Doce desenvolve uma campanha para convidar voluntários a participar do mutirão. Quem desejar participar pode acessar a página e efetuar a inscrição. Os voluntários se reunião às 7h30 no Comercial Machado, Km 17, da Rodovia TO- 020, que liga Palmas a Aparecida do Rio Negro, onde serão formadas as equipes que se deslocarão aos trechos indicados.
Conforme a Água Doce, a Bacia do Taquaruçu responde por 70% do abastecimento de Palmas e vem sofrendo uma drástica redução de seu volume de água em função de atividades predatórias e da ausência de fiscalização. A presidente da ONG, Noeli Maria Sturmer relaciona pelo menos três causas que explicam a drástica redução do volume de água do Ribeirão: “a destruição violenta da mata ciliar e o consequente assoreamento do córrego; o desmatamento não autorizado em toda região da Área de Proteção Ambiental (APA) do entorno do Parque do Lajeado, incluindo a derrubada de árvores protegidas que, associada com determinadas atividades agropecuárias tem causado o aterramento de nascentes e a contaminação dos lençóis freáticos e a ocupação ilegal promovida pela especulação imobiliária”.
A associação
A Associação Água Doce– Movimento de Proteção ao Taquaruçu Grande é uma instituição de caráter ambiental que atua nessa região na qual se situa a Área Proteção Ambiental – APA do entorno do Parque Estadual do Lajeado com a missão de desenvolver, articular e intermediar ações de proteção e recuperação das áreas do entorno da bacia do Ribeirão Taquaruçu formada pelos rios Macacão, Marmelada e Taquaruçu.
Comentários (0)