Mutirão de testagem segue nesta quinta em novos pontos de Palmas; confira

Ação será realizada nesta quinta-feira, 18, na Escola de Tempo Integral Caroline Campelo e nas Feiras da Arse 112 (1.106 Sul) e 304 Sul

Crédito: Raiza Milhomem

O novo ciclo do mutirão de testagem para a Covid-19 em Palmas inicia nesta quinta-feira, 18, na Escola de Tempo Integral Caroline Campelo e nas Feiras da Arse 112 (1.106 Sul) e 304 Sul. A ação se estenderá até sexta-feira, 19. O primeiro ciclo terminou nesta quarta-feira, 17, nas Feiras de Taquari, Arno 33 (307 Norte) e no Jardim Aureny I.

 

Segundo a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), a ação começou na segunda, 15, e conta com as equipes de apoio militar do 22º Batalhão de Infantaria do Exército. Nos dois primeiros dias foram realizados 1.909 testes, sendo 1.013 pessoas na segunda e 896 na terça.

 

Para a realização do teste é preciso apresentar documento de identificação. O resultado é entregue em minutos e os pacientes são orientados de acordo com o seu quadro. No caso de resultado positivo, é necessária a realização da notificação ao Comitê de Operação de Emergência em Saúde (COE Palmas) e o encaminhamento para triagem em uma das unidades de saúde sentinelas da Capital.

 

O farmacêutico e coordenador de Assistência Farmacêutica da Semus, Ricardo Nunes, explica que o teste utilizado detecta anticorpos IgM e IgG que se formam no sangue após a infecção ou contato com o vírus SARS-CoV-2, ou seja, tanto pessoas que estão com a doença ou que já tiveram podem apresentar resultado positivo.

 

“No final da ação serão avaliados os resultados positivos e negativos para assim traçar um dos perfis epidemiológicos da cidade, e desta forma elaborar a melhor estratégia de controle”, destaca Ricardo, complementando que o balanço geral será divulgado após o encerramento do mutirão.

Comentários (0)