A Prefeitura de Palmas alerta a população para o aumento da presença de mucuras (conhecidas também como gambás) nas áreas urbanas da Capital. Esses animais silvestres, comuns em regiões de mata, têm sido vistos com mais frequência em quintais e vias públicas, especialmente com a mudança de estação, alteração nos habitats naturais e maior procura por alimento. Na presença delas, a recomendação da diretoria de Fauna Silvestre da Prefeitura de Palmas é para que população acione a Guarda Metropolitana pelo número 153.
A diretora da Fauna Silvestre, Bruna Almeida, reforça a importância de se chamar a Guarda Metropolitana. De acordo com ela, o efetivo é capacitado para fazer o manejo correto e seguro do animal. “Também é importante evitar que animais domésticos interajam com a mucura para prevenir acidentes. E, em caso de dúvidas ou necessidade de informações, a Diretoria de Fauna Silvestre está disponível para atender à população”, ressalta.
Bruna Almeida salienta que, apesar da aparência pouco familiar, a mucura não representa risco à população e, quando ameaçada, costuma fugir ou se fingir-se de morta como mecanismo de defesa. A orientação de Bruna é para que, ao avistar uma mucura, a população evite qualquer tipo de agressão.
Conforme a diretora, a maior presença das mucuras ocorre também por causa da aproximação do período reprodutivo, que começa em julho. Ela esclarece que os animais ainda não estão em busca de parceiros, de alimento e abrigo. “Esse aumento na circulação urbana ocorre principalmente por conta da escassez de recursos em seus habitats naturais”, explica.
O animal
A mucura é o único marsupial das Américas, parente distante de cangurus e coalas. Não se trata de um roedor, como muitos acreditam. A espécie possui bolsa ventral onde carrega os filhotes e tem hábitos noturnos. Alimenta-se principalmente de insetos, escorpiões, carrapatos e pequenos animais peçonhentos, contribuindo para o controle natural de pragas urbanas.
Comentários (0)