Na tentativa de restabelecer fornecimento de água, ATS perfura poço artesiano

A ação, em caráter emergencial, foi uma iniciativa da ATS para resolver o problema da falta de água que ocorreu em Chapada de Natividade nas últimas semanas.

ATS perfura poço em Chapada de Natividade
Descrição: ATS perfura poço em Chapada de Natividade Crédito: Secom TO

Um poço tubular profundo (PTP) começou a ser perfurado na tarde de sexta-feira, 12, no município de Chapada de Natividade, região Sudeste do Estado. A ação, em caráter emergencial, foi uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) para resolver o problema da falta de água que ocorreu no município nas últimas semanas. A implantação foi possível depois do decreto de emergência realizado pela prefeitura da cidade na última semana.

 

“Apesar do problema inesperado da falta de água no município, o Governo, por meio da ATS cumpriu seu papel de oferecer assistência à população. Assim que o decreto foi determinado agilizamos a perfuração do poço para que o abastecimento de água volte ao normal o mais rápido possível”, destacou o presidente da ATS, Eder Fernandes.

 

De acordo com o diretor de produção da ATS, Arlindo Lopes, que esteve acompanhando a obra, a água deverá chegar à população até o final da próxima semana. “Logo depois de finalizar a perfuração, faremos uma análise da água, a medição da vazão e a instalação da bomba para interligação da água para o reservatório. Até a próxima sexta-feira o processo deverá ser concluído”, explicou o diretor.

 

A população está esperançosa com a ação. “Estamos felizes com a instalação do poço porque estávamos sofrendo com essa falta de água”, disse o lavrador Floreano José de Carvalho. Já o pedreiro, Jesumar da Conceição Souza, foi conferir de perto a perfuração. “Soube que estava tendo essa obra aqui e vim ver. Graças a Deus agora parece que o problema será resolvido”, disse o morador.

 

Entenda

Ocorreu uma diminuição inesperada nos lençóis freáticos que abastecem os três poços artesianos que alimentam o sistema de água no município de Chapada de Natividade. Além da diretoria de produção da ATS iniciar uma investigação técnica da diminuição do volume, a Agência viabilizou caminhões pipas que percorrem o município três vezes ao dia fornecendo 30 mil litros de água tradada para a população, como medida paliativa. O Governo então agilizou a perfuração do poço com a intenção de solucionar o problema de forma permanente.

Comentários (0)