Natal em UTIs de Palmas será celebrado com ceia e lembrancinhas a equipes de plantão

Nas UTIs geridas pela Intensicare em Palmas o Natal não passará em branco. As equipes de plantão terão uma ceia de Natal na noite do dia 24 e um almoço natalino no dia 25

Profissionais de plantão celebrarão o Natal na UTI
Descrição: Profissionais de plantão celebrarão o Natal na UTI Crédito: Divulgação

Na rotina dos profissionais de saúde há sempre a responsabilidade de se trabalhar em datas especiais e na Unidade de Terapia Intensiva não é diferente. Quando todos se preparam para celebrar as festividades de final de ano em família, a equipe precisa estar a postos, afinal pacientes precisam de cuidados especiais 24 horas por dia e sete dias por semana. Seja no Natal ou Ano Novo, os pacientes críticos seguem internados e precisando de cuidados intensivos.

 

Nas UTIs geridas pela Intensicare em Palmas o Natal não passará em branco. As equipes de plantão terão uma ceia de Natal na noite do dia 24 e um almoço natalino no dia 25, para celebrar com os colegas de trabalho a importância de sua presença na UTI, abrindo mão do convívio familiar e se dedicando a salvar vidas.

 

De acordo com Erika Quiel, gerente da UTI Adulto da Intensicare no Hospital Oswaldo Cruz, as ceias de natal serão realizadas para as equipes de plantão em todas as UTIs da Intensicare, incluindo o IOP e o Hospital e Maternidade Dona Regina. “Ao invés dos profissionais receberem a refeição comum que sempre recebem no dia a dia, a Intensicare fornecerá uma ceia de Natal, com cardápio especial, que também será fornecida ao pessoal que estará de plantão no dia 25. Fazemos isso para que eles possam ter um momento mais familiar, íntimo. Os profissionais passam tanto tempo dentro da UTI que todos acabam se tornando uma família. Esse ano também presentearemos os nossos colaboradores com cupcakes temáticos de Natal e um cartãozinho, repassando a importância que eles tem para nós e desejando um bom final de 2017 e um feliz começo de novo ano a todos”, explica.

 

Dedicação

 

Trabalhar em ocasiões especiais faz parte da rotina do médico intensivista, como conta o pediatra José Maria de Lima Filho, coordenador médico de UTI Pediátrica da Intensicare, que já passou por vários plantões de Natal e Ano Novo na UTI.

 

“Esse ano passarei o Natal de plantão na UTI. Para nossas famílias não é fácil, eles sempre reclamam, especialmente nessas datas especiais em que eles gostariam da nossa presença, mas a vida de médico é assim e a do intensivista mais ainda. Assim como a gente gostaria de estar em casa, as famílias que tem seus parentes internados aqui também gostariam que eles estivessem em casa. Aqui trabalhamos todos como uma família e assim a gente ceia junto no Natal, confraterniza, isso já é um costume nosso. Então estamos aqui com o objetivo de fazer com que os pacientes se recuperem e possam voltar para suas famílias, estamos aqui por um objetivo maior”, diz o médico.

 

Visitas prolongadas

 

Conforme a gerente de UTI, as visitas aos pacientes internados, que ocorre todos os dias durante uma hora, no período da tarde, será estendida nos dias de Natal para que os familiares possam estar por mais tempo ao lado de seu ente querido na data festiva. “A entrada de itens e objetos na UTI é bem restrita, então como não é possível realizar comemorações nos leitos, nós resolvemos estender um pouco mais a visita diária nos dias de Natal, para que o paciente tenha um tempo a mais com seus familiares nesta data especial”, finaliza Erika Quiel.  

 

Comentários (0)